Contagem lança primeira escola em tempo integral

Evento vai reunir educadores e estudantes da rede municipal de ensino.

Educadores e estudantes vão participar do lançamento da primeira Escola em Tempo Integral pública de Contagem. O evento será realizado nesta sexta-feira (14) na rua Magnólia, no bairro Arvoredo. Aproximadamente 500 estudantes vão assistir a números artísticos e ainda terão a oportunidade de colocar mensagens em uma cápsula do tempo. A proposta é que os estudantes escrevam cartas sobre como sonham que Contagem seja daqui a 20 anos.

A Escola em Tempo Integral será erguida no bairro Arvoredo ao custo de R$ 18 milhões. Todo o projeto é sustentável; com iluminação led, sistema de reutilização de água pluvial, aquecimento solar, coleta seletiva, ventilação e iluminação natural. Terá piscina, ginásio poliesportivo, pista de atletismo, pista de skate, biblioteca ampla, de dois andares, auditório, espaços profissionalizantes, salas reversíveis, centro de línguas estrangeiras, sala de Robótica, Programação e Produção de Games, Espaço da Comunicação, com estúdio de TV, Rádio e recursos para a produção de sites, blogs, jornais e revistas digitais, o Complexo das Artes, o Espaço Experimental, o Espaço das Práticas Corporais, salas de aula organizadas em distintas áreas de trabalho, com estrutura e mobiliário flexível, colorido, personalizado para diferentes arranjos de grupos de aprendizagem, áreas de convivência, ferramentas tecnológicas e recursos pedagógicos diferenciados e inovadores.

O modelo será novidade em Contagem, com atividades que promovam a interação entre grupos de estudantes de Contagem, do Brasil e de outros países, dinâmicas de ensino e aprendizagem diversificadas e uma forte dimensão tecnológica. A escola terá capacidade para atender 560 estudantes. A proposta da Secretaria de Educação é que a instituição também atenda alunos matriculados em outras instituições municipais de ensino da região. De acordo com o prefeito, cerca de 2.000 estudantes poderão participar de atividades complementares, como cursos profissionalizantes, estudo de língua estrangeira, artes e uso de diversas tecnologias, atividades esportivas, estudo de música e preparação para o ingresso e permanência no mundo do trabalho. A expectativa é que a primeira escola em tempo integral de Contagem comece a funcionar no segundo semestre de 2018.

Reportagem: Júlio César Santos