Contagem inaugura primeiro Centro de Educação Integral da Rede Municipal de Ensino

Com cerca de 7 mil metros de área construída, o CEI possui instalações modernas e projeto pedagógico diferenciado com capacidade para atender 1600 estudantes.

Nesta sexta-feira (6/3), às 9h, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugura o 1º Centro de Educação em Tempo Integral (CEI) Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa. Localizado na Rua Cássia, 97, bairro Arvoredo, Regional Ressaca, o CEI tem capacidade para atender 600 estudantes em tempo integral, mais mil no contraturno escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e estudantes do Ensino Médio, da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), no período noturno.

Mais de 7 mil metros quadrados de área abrigam o CEI. Todo o projeto do CEI é sustentável, contando também com aquecimento solar e coleta seletiva. São 43 espaços de aprendizagem, como o espaço maker e tecnologia, os laboratórios de experimentação, o espaço mídia lab e editoração, espaço da comunicação, espaço da música e DJ, espaço da moda e design, espaço gourmet, sala de línguas, espaço de teatro e dança, laboratório de jogos, espaço de artes, salas de aula reversíveis e uma ampla biblioteca. As salas de aula são organizadas em distintas áreas de trabalho (com estrutura e mobiliário flexível e moderno) e áreas de convivência. A área externa também foi contemplada com ginásio poliesportivo, equipamentos de ginástica, pista de skate e playground e projeto para construção de uma piscina semiolímpica aquecida.

O CEI recebeu investimentos da ordem de R$ 17 milhões, sendo R$ 15 milhões de recursos da MRV Engenharia, como contrapartida de empreendimentos em Contagem, e R$ 2 milhões de recursos próprios do município.

De acordo com a secretária municipal de Educação e presidente da Funec, Sueli Baliza, o projeto do primeiro Centro de Educação Integral de Contagem faz com que a rede de Educação do município se destaque como inovadora, que investe nos estudantes preparando-os para a vida, criando oportunidades com equidade, respeito, inclusão, conexão com as famílias e incentivo aos educadores. “No momento em que o governo municipal investe na construção de uma escola como essa, é sinal de que a Educação de Contagem faz parte do conjunto de políticas públicas prioritárias dessa administração. Sem dúvida, é uma das maiores escolas públicas de ensino fundamental em tempo integral.”, disse.

“Temos o maior orgulho em estar aqui hoje entregando a Escola Em Tempo Integral para o município. A MRV acredita que não há nada mais transformador que a força da educação. Incentivamos milhares de crianças por meio do Instituto MRV e através da construção de escolas e creches em todo o país. A partir de hoje Contagem terá um novo espaço para que as crianças e adolescentes da cidade tenham conforto e tranquilidade para seguir com seus estudos. Estamos muito felizes e tenho certeza que a escola irá transformar o sonho de milhares de crianças em realidade”, afirmou o diretor executivo de Relações Institucionais da MRV, Raphael Rocha Lafetá.

Educação de Qualidade

O horário do tempo integral será das 7h30 às 17h, já no contraturno, os estudantes serão atendidos no turno da manhã, das 8h às 11h30, e no turno da tarde, das 13h às 16h30. Para que os estudantes tenham a melhor escola de tempo integral, ela terá o modelo de currículo integrado. Este currículo é composto por conteúdos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por outra parte a ser escolhida pelo estudante conforme o projeto orientado pela escola. O diferencial é que serão ministradas oficinas e práticas oferecidas nos 43 ambientes à disposição no CEI e o aluno escolherá o que pretende cursar, dentro do período da carga horária eletiva disponível.

Um dos parceiros do CEI será o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que oferecerá 30 oficinas por semestre nas áreas de gastronomia, eletrônica, robótica, marcenaria, elétrica e tecnologias digitais.

A cada semestre, o CEI apresentará a lista das oficinas disponíveis e os alunos se matricularão a partir do que pretendem desenvolver com os projetos coletivos, pessoais e do seu projeto de vida. Com a articulação desse modelo de currículo, a Seduc pretende oferecer atendimento integrado aos estudantes abrindo novas possibilidades e experiências contribuindo para formar seu legado na Educação em Tempo Integral de Contagem.

Reportagem: Vanessa Trotta
Arte: Renata Coura