Contagem é destaque em fórum internacional da ONU

Projeto educacional serviu como modelo em meta de desenvolvimento humano

Foram quatro dias de debates sobre formas de tonar as cidades sustentáveis e promover políticas públicas que garantam a aprendizagem ao longo da vida, dentro e fora da escola. Delegações de países latino-americanos, dos continentes europeu e asiático, se reuniram na argentina para discutir formas e metas de desenvolvimento de aprendizagem.

Contagem apresentou o projeto “Articulador Comunitário”, que tem o objetivo de melhorar os índices de aprendizagem de estudantes expostos a vulnerabilidades sociais. O trabalho chamou a atenção dos participantes. “O  projeto vai além de uma ação. Temos compromisso com o desenvolvimento dos nossos estudantes. Representantes do Caribe ficaram interessados na nossa forma de atuação”, enfatizou Claudia Caldeira, secretária adjunta de educação.

A proposta da ONU é que todas as cidades participantes criem diretrizes que ofertem uma educação de qualidade com o estabelecimento de metas e indicadores de aprendizagem, monitoramento e qualificação dos processos educativos. Além disso, os municípios devem ficar atentos às ações sustentáveis que determinarão um rumo para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar, além de proteger o meio ambiente.

As metas levantadas no fórum não param por aí. As cidades precisam incorporar a comunidade nos processos educativos como forma de superar o desemprego e promover a geração de renda, além de promover o desenvolvimento de profissionais ligados à educação.

Ao final das oficinas, as delegações estabeleceram uma agenda com sugestões para que as cidades comecem a implementar as ações. As propostas implementadas serão apresentadas no próximo encontro, que será realizado em setembro na Irlanda.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Divulgação