Contagem debate protocolos de volta às aulas com o Governo de Minas

O retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino do município foi pauta de reunião entre a Prefeitura  Contagem, a Granbel e o Governo de Minas. A prefeita Marília Campos, acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria, e da secretária de Educação, Telma Ribeiro, participou de reunião com a secretária de Estado da Educação, Júlia Sant’ana, e o secretário de Estado de Governo, Igor Eto,  nesta quarta-feira (16/6), na Cidade Administrativa.

Em Contagem não há previsão para retorno presencial das atividades escolares e as aulas ocorrem de forma remota. No entanto, conforme explica a prefeita Marília Campos, a cidade tem se preparado para o retorno presencial, quando possível.

“Fizemos a vacinação de todos os trabalhadores da Educação das redes pública e privada. Aprovamos um protocolo específico para a Educação e estamos investindo em equipamentos e conectividade para melhorar a experiência das aulas online. São muitas frentes para preparar as escolas para receber os estudantes e os trabalhadores da Educação, quando for possível”, afirmou a prefeita Marília Campos.

Marília reiterou o compromisso em retornar as aulas presenciais apenas quando houver segurança sanitária. “O Governo do Estado apresentou um protocolo para quando as regiões estiverem nas ondas verde e amarela. Em Contagem, somos muito claros quanto ao retorno apenas quando houver estabilidade e segurança para a saúde dos estudantes e todos os educadores”.

Segundo a secretária de Educação do município, Telma Fernanda Ribeiro, os preparativos para um possível retorno das atividades presenciais estão sendo debatidos amplamente com o Conselho Municipal de Educação de Contagem (CMEC) e com os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Municipal de Ensino e da Funec.

“Mantemos diálogo constante com as entidades representativas da Educação na cidade. O protocolo foi finalizado pela Vigilância Sanitária, apresentado ao Ministério Público de Minas Gerais e, atualmente, está em discussão junto ao Conselho Municipal de Educação e ao coletivo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Contagem”.

Além disso, Telma aponta outras iniciativas da Prefeitura  para auxiliar as escolas e professores  no ensino remoto, como a disponibilidade de cursos de formação tecnológicas, a preparação de um documento com orientações pedagógicas às escolas, chamado de ‘Trilha do Saber’, e a orientação para a criação de comitês escolares de enfrentamento à pandemia.

Repórter Fernando Dutra

Foto Janine Moraes/PMC