Conferência Municipal debate igualdade racial em Contagem

Secretaria de Educação vai apresentar propostas de combate ao preconceito e discriminação.

A IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial terá como tema “O Brasil na Década do Afrodescendente: Contagem Promovendo a Igualdade Racial – Por Nenhum Direito a Menos”. O evento vai contar com a participação de autoridades do estado. Será realizado nesta sexta-feira (28) e sábado (29) e na Faculdade UNA (avenida João César de Oliveira, 5.775, bairro Beatriz).

Durante os dois dias haverá palestras, formação de grupos de trabalho, eleição de delegados municipais que representarão o município na etapa estadual, além de apresentação de propostas e debates.

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação vão apresentar propostas que promovam o combate e enfrentamento ao racismo e qualquer forma de discriminação. Ainda serão apontadas as políticas públicas em relação às leis 10.639 e 11.645 que estabelecem o ensino da cultura afro-brasileira no currículo escolar. “O princípio de combate a qualquer tipo de preconceito passa pela educação. A educação tem a função de fomentar, articular e orientar as crianças, jovens e adultos a fim de uma sociedade mais justa”, afirmou a gestora educacional Edirléila Leite.

As propostas aprovadas terão caráter propositivo e serão dirigidas ao governo estadual. A partir de cada eixo temático será definido o papel do Estado na implementação e execução da Política de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Diego Moreno, a IV Conferência Municipal faz parte de um conjunto de ações afirmativas com o objetivo de reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade com políticas de enfrentamento ao racismo.“Esses fatores são essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça e equidade social”, destacou.

Reportagem: Carol Cunha e Júlio César Santos