Concurso de redação da Funec é destaque em audiência pública na ALMG sobre prevenção da violência contra a mulher

O Concurso de Redação da Fundação de Ensino de Contagem – Funec, que teve como tema “Educação: um caminho na prevenção da violência contra a mulher”, foi pauta de audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG, na tarde desta quinta-feira (11/11).

O objetivo da audiência foi debater iniciativas educacionais com temáticas ligadas à prevenção da violência contra a mulher, tendo como exemplo o concurso de redação promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Funec.

A presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada estadual Ana Paula Siqueira – Rede, destacou a educação como ferramenta “importante” no enfrentamento à violência contra a mulher. “Não apenas por trazer luz ao assunto, mas também por nos dar oportunidade de formar melhores cidadãos, mais conscientes quanto à importância do assunto”.

A Prefeita de Contagem e ex-deputada estadual Marília Campos destacou a realização de concursos de redação como forma de envolver a comunidade escolar no debate. “Quando deputada tive a oportunidade de promover um concurso similar, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, e foi uma experiência muito rica. Iniciativas como essa têm que ser fortalecidas”, afirmou.

Marília ainda apontou a necessidade da “mudança de comportamento” da sociedade, com participação da escola. “Temos que enfrentar no berço, na escola. Como nessa experiência da Funec, que mobilizou toda a comunidade escolar, as famílias, cumprindo um papel de trazer a reflexão”, disse. A prefeita de Contagem ainda desejou que a iniciativa da audiência pública possa inspirar outros municípios.

Concurso de redação da Funec

A realização do concurso foi uma parceria da Funec com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Defesa Social. Foram 348 redações inscritas com participação de todas as unidades da instituição. Cada unidade constituiu uma comissão avaliadora que acompanhou os estudantes na construção das redações.

Além disso, foram realizados eventos de formação, sensibilização e inspiração sobre o tema proposto para concurso, como a “Palestra de Sensibilização do Concurso de Redação da Funec 2021”.

A realização do concurso de redação foi importante ante a necessidade de sensibilizar estudantes e promover a conscientização sobre a importância da prevenção às práticas cotidianas de violência contra as mulheres presentes na escola, na família e na sociedade. Além da relevância de promover conhecimentos acerca da dignidade da pessoa humana, com ênfase no respeito às mulheres; incentivar o conhecimento sobre o processo histórico da condição feminina no Brasil; gerar reflexões e propostas de ação para a prevenção às práticas de violência contra a mulher, a partir da promoção da igualdade de direitos e de oportunidades entre mulheres e homens.

A presidenta da Funec e secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, destacou a parceria entre as secretarias municipais na promoção do concurso da Funec, que atende, aproximadamente, 3.500 estudantes. “Assim como ajuda a combater todas as formas de preconceito e violência dentro da escola, essa parceria foi altamente importante para que todas as meninas classificadas, construíssem suas propostas”, disse.

Vencedoras

A estudante Rebeca Aguilar Ferreira, da Funec Inconfidentes, foi a 1ª colocada no concurso e fez parte da composição da mesa durante a Audiência Pública. Ela afirmou que teve dificuldade para escrever sua redação. “Foi uma experiência revoltante, pois é um assunto que cria barreiras de tão triste que é. Foi difícil começar, mas coloquei no papel aquilo que acredito. Não queria que isso fosse um problema, que tivesse que escrever sobre esse tema”, afirmou.

Para a 4ª colocada no concurso e estudante da Funec Industrial, Maria Eduarda Gomes Silva dos Anjos, o apoio da família e da equipe da escola foi fundamental. “Não imaginava chegar até aqui. Fazer a redação nos leva a uma reflexão profunda. Às vezes vivemos violência e nem sabemos identificar. É preciso usar a Educação para ensinar nossas leis, nossos direitos, tanto para as meninas quanto para os meninos”, disse.

Já Marina Ribeiro Melo de Oliveira, 3ª colocada e estudante da Funec Ressaca, agradeceu a oportunidade de participar da audiência e do “olhar para a escola e para as mulheres”. “Temos que desconstruir o patriarcado, combater o feminicídio e o machismo. É lindo ver as mulheres ocupando espaços e lugares importantes”, destacou.

A 5ª colocada, Camile Silva de Azevedo, da Funec Cruzeiro do Sul, agradeceu à Funec pela oportunidade. “A escola é onde passamos a maior parte de nossa infância e adolescência e é onde deve se ensinar às meninas o seu valor e aos meninos o respeito que devem ter. Saber que o município de Contagem tem esse cuidado e essa atenção é importante”, apontou.

Participantes

Também participaram da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a deputada estadual Beatriz Cerqueira – PT; Daniela Tiffany Prado de Carvalho, subsecretária de Prevenção e Segurança da Secretaria de Defesa Social de Contagem; Lorena Luiza Chagas Lemos, subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem; e Neimara Coelho Lopes, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem.

Ainda, Ana Cláudia Braga Arêas Pinheiro Pinto, defensora Pública, titular do Núcleo Especializado na Defesa da Mulher em Situação de Violência da Comarca de Contagem; Mellina Clemente, delegada de Polícia, titular da Delegacia de Mulheres – Deam/Contagem; Patrícia de Cássia Silva, presidenta do Conselho Municipal da Mulher de Contagem; e Hugo Leonardo Goés Bento, professor e Coordenador do curso de Psicologia da Univeritas/BH.

Veja mais fotos da audiência:

Audiência Pública: Prevenção ao Combate da Violência Contra a Mulher - ALMG

Repórter Fernando Dutra

Foto Luci Sallum/PMC