Concurso de canto para imigrantes reúne estudantes do Escola Sem Fronteiras

Concurso é uma forma de criar interação e valorização dos estrangeiros

O primeiro concurso de canto entre imigrantes da região metropolitana; o MIGRA VOZ chegou ao fim. Três finalistas se apresentaram-se no palco: Louis Widson mandou um alô a brasileiros e haitianos em ritmo de música da Bahia e Amazan Maxon deu seu recado por meio do reggae. Mas a grande vencedora foi a haitiana Justina Derise, que soltou a voz interpretando a cantora pop Adele. Antes das apresentações, o trio de hap haitiano Koze Jen contagiou o público.

O MIGRA-VOZ é um projeto idealizado pela Associação dos Haitianos e tem apoio da Prefeitura de Contagem, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal de Cultura, e PUC Minas. O objetivo é dar visibilidade aos estrangeiros residentes nas cidades vizinhas e possibilitar a interação cultural entre os diversos povos.
Edirléia Pádua faz parte da diretoria de Formação do Escola sem Fronteiras, programa executado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc) do qual o Migravoz faz parte. Ela comentou a importância da iniciativa. “Buscamos estimular a visibilidade para a inserção e acolhimento dessas pessoas”, destaca.

O concurso foi realizado em Contagem e Belo horizonte e contou com quatro etapas. A etapa preliminar selecionou os concorrentes. Na sequência eles participaram de duas fases classificatórias. Na final, os três melhores subiram ao palco.

Os candidatos tiveram que interpretar gêneros musicais em português ou no idioma nativo. Cada participante pôde cantar no máximo duas músicas selecionadas nas fases classificatórias e uma música na final.
O MIGRA-VOZ deve entrar para o calendário de atividades da “Escola sem Fronteiras”, que tem como objetivo criar aos imigrantes a oportunidade para o aprendizado da língua portuguesa, contribuindo para a inserção social dos estrangeiros.

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Ricardo Lima