Comunidade escolar se une em projeto pioneiro na cidade

Ação inédita proporcionou criatividade e interação familiar.

Amarelinha, bolhas de sabão, contação de história e confecção de bonecos de pano. Foi assim o fim de semana na Praça da Glória. O local recebeu a primeira edição do projeto “Presença: A criança na sua FelizCidade”. O Presença é uma ação, que por meio da criação e distribuição de bonecos de pano nos espaços públicos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade pela segurança e a utilização desses espaços pelas crianças.

A ação promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com a Prefeitura de Contagem, consiste em interagir a comunidade escolar com a cidade. Três Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e cinco escolas particulares participaram da ação. “A criança desenha como imagina um boneco, a partir daí com o auxilio de toda a família, é confeccionado o bonequinho”, contou a gerente de Educação Infantil da Unidade Centro do Sesi, Regiane Lacerda.

Os bonecos confeccionados foram expostos e em seguida doados. Sempre são escolhidos espaços públicos para a distribuição dos objetos lúdicos, daí o termo ‘FelizCidade’. Em Contagem, o Presença chegou ao número de 1.580 bonecos, que foram doados às pessoas que passaram pelo local. “Todos têm direito, sendo rico ou pobre, esse é o espírito do projeto”, frisou Regiane.

Maura Ferreira, mãe de Gabriela Ferreira, ficou encantada. A Gabriela é aluna do 2º período do Cemei Dona Alice Ferreira França. “Essa ação desperta a criatividade das crianças e reúne a família toda para ajudar na confecção do boneco”, ressaltou Maura. Os Cemeis Pés no Chão, Dona Alice Ferreira França e Mira Pereira participaram da iniciativa.

Valorizar a brincadeira, a criatividade, o lúdico e fortalecer os laços familiares. Esses foram os principais destaques do projeto, segundo a Gestora de Formação, da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Lucimara da Silva. Além disso ela destacou o protagonismo infantil. “Damos visibilidade as crianças do município e a educação infantil”, concluiu Lucimara.

Projeto Presença

Nascido em Salvador, no ano de 2012, o projeto surgiu com o nome “Ausência Gera Violência. Marque Presença. A mobilização se fortaleceu e após cinco anos como movimento voluntário organizado com a contribuição de crianças, educadores, famílias, escolas, se espalhou por várias cidades do país.

Reportagem: Lucas Santos
Fotos: Elias Ramos