Comunidade elege novo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Contagem para os próximos 4 anos

Nesta terça-feira (15/06), às 19 horas, ocorreu a cerimônia de posse dos (as) conselheiros (as) eleitos pela comunidade escolar de Contagem para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e a eleição da Mesa Diretora . O evento foi realizado de modo virtual através do Microsoft Teams e contou com a participação da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro.

Foram eleitos para o cumprimento do mandato 2021/2025 as representantes do poder executivo Claudete da Silva (titular) e Marília de Sousa (suplente); representantes das entidades de trabalhadores da educação e de docentes, Gleison Gonçalves (titular) e Naomi Coura (suplente).

Também foram designados para os cargos, representando a categoria de discentes, Ezequiel de Santana (titular) e Joelma Silva (suplente). Representando os pais de alunos das escolas públicas municipais os titulares, Vandernilson de Araújo e Valdeir da Silva, e as suplentes Lamara da Silva e Daniele Machado. Representando as entidades da sociedade civil organizada, os titulares Antônio Alves e Maria de Lima, e os suplentes, José da Silva e Maria da Conceição.

A função de Conselheiro de Alimentação Escolar não é remunerada, sendo considerada de relevante interesse público com duração de 4 anos de mandato.

Conselho de Alimentação Escolar

O CAE é um órgão colegiado de cunho fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento. Criado a partir do Decreto nº 9.281 em 20 de abril de 1995, ao conselho e aos seus membros se atribuem as funções de monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos, e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE tem como principal objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biológico, psicológico, e social, como também na aprendizagem, no rendimento escolar, e na formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos

Repórter Fernando Dutra e Ádria Oliveira