Comunidade da Escola Municipal Newton Amaral Franco participa do 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, totalmente on-line 

Terá início nesta quinta-feira (24/06), o 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil totalmente on-line de Minas Gerais, com participação ativa de estudantes e servidores (as) da Escola Municipal Newton Amaral Franco.

A curadora do evento Sandra Bittencourt, contadora de histórias, pedagoga, atriz, especialista em ensino especial, arte-educação e literatura infantojuvenil, participou de uma das rodas literárias promovidas pela escola onde conheceu o trabalho desenvolvido pela bibliotecária da instituição, Sheila Rodrigues, e realizou o convite para mediar a primeira edição do Salão do Livro on-line.

“Quando recebi o convite para ser curadora me lembrei do belíssimo trabalho que ela (Sheila) desenvolve com comunidade escolar”, comentou Sandra Bittencourt.

Sheila Rodrigues, que aceitou o convite para ser a mediadora do evento, afirmou que “apesar dos desafios impostos pela pandemia”, a biblioteca da escola “não parou de funcionar e continuou exercendo sua função, promovendo encontros, projetos com alunos e convidados no modelo remoto”. Para a bibliotecária, essa será “uma grande oportunidade” para os alunos conversarem com autores de livros que já foram trabalhados na própria escola.

“Eu serei a mediadora da conversa entre as pessoas que vão se apresentar e as crianças, via chat”, concluiu Sheila.

As atividades ocorrem até domingo (27/06) e contarão com a participação de diversas personalidades ligadas à literatura infantojuvenil, como Olegário Alfredo, também conhecido por “Mestre Gato”, que dará oficina de literatura de cordel e xilogravura.  “A expectativa é de ter muitos participantes, e de faixa etárias diferentes”, disse.

O responsável pela oficina de Kirigami (papel cortado), Hermes Perdigão pretende dar forma a pequenos bonecos através de objetos do cotidiano descartáveis e que podem ser reciclados. Ele pretende, também, divulgar “uma economia criativa através da arte”.

Sandra Lane é contadora de história e trabalha com oficinas há quase 30 anos. Ela, que já participou de outras edições do Salão do Livro, promoverá a oficina de kamishibai (teatro de papel), onde os participantes vão construir seu Kamishibai e contar histórias com eles. “Acredito que muitas histórias boas vão surgir. Também farei contação de uma história do Ângelo Machado (autor homenageado na edição 2021 do Salão do Livro) usando o kamishibai, junto com o músico Vilmar de Oliveira”, completou.

O Salão do Livro de Minas Gerais 2021

A edição 2021 do Salão do Livro, realizado 100% on-line pela primeira vez, tem como tema: “A leitura faz a gente girar diferente pelo mundo”. Será homenageado o professor Ângelo Machado, médico, escritor, dramaturgo e a maior autoridade sobre libélulas do país, que faleceu em 2020, aos 85 anos. Em vida, dividia-se entre estudar, ensinar e colecionar libélulas, e também escreveu 37 livros infanto-juvenis, três adultos e oito peças de teatro.

Nas oficinas que compõem a programação, os participantes aprendem sobre Cordel, Mangá, reciclagem de materiais, música, brincadeiras e também sobre Kamishibai, arte japonesa de teatro de papel.

As atividades contam com diferentes recursos de acessibilidade. Há tradução em Libras, legendas, audiodescrição e artes visuais para pessoas com deficiência visual parcial. Dessa forma, o máximo de pessoas podem se envolver e ter acesso aos conteúdos apresentados.

Programação

Para acompanhar a programação completa, acesse as redes do 1º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

Instagram: https://www.instagram.com/salaodolivro/

Facebook: https://www.facebook.com/salaodolivromg

Site oficial: http://www.salaodolivro.com.br/

Repórter Fernando Dutra e Ádria Oliveira