Comissão OAB Vai à Escola prepara alunos da EJA para mundo do trabalho

Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência também prestigiou evento na E. M. René Chateaubriand Domingues.

Um evento promovido semanalmente nas escolas municipais, pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Contagem, tem por objetivo preparar alunos do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o “mundo lá fora”, ou seja, para situações adversas que por falta de informação poderiam colocá-los em dificuldade.

Na noite de quarta-feira (24), a Comissão OAB Vai à Escola visitou a Escola Municipal René Chateaubriand Domingues, no bairro Riacho, para falar sobre direitos trabalhistas. “Muitos alunos sequer sabem que ao conquistar um emprego existem direitos e deveres a serem cumpridos tanto por eles, como pelos patrões. O objetivo das palestras é prepará-los para isso”, disse o advogado e presidente da Comissão, Marinho Ananias da Cunha.

De acordo com Marinho, cerca de 80 alunos da EJA são alcançados semanalmente pelo programa. “A Comissão atua com regularidade e vai a pelo menos uma escola por semana. Muitas vezes realizamos até duas palestras por semana”, conta.

Quem enriqueceu o evento com sua presença foi a advogada, membro da Comissão OAB Vai à Escola e também presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (OAB/Contagem), Ana Lúcia de Oliveira, que durante o evento foi categórica ao dizer que “pessoas em desenvolvimento precisam ser preparadas para galgar espaço na sociedade. E essa é uma responsabilidade de todos”. A advogada também aproveitou para falar sobre um tema carente de abordagem no mundo do trabalho: inclusão. “Com a Lei da Educação inclusiva em vigor, queremos trabalhar em parceria não só com os órgãos municipais, mas com as famílias de maneira mais próxima. É hora de focar no projeto de inclusão”, defendeu.

Segundo a coordenadora da EJA no Município, Guaraciaba do Carmo, as palestras ocorrem em diferentes turnos e abordam outros temas como violência doméstica, drogas, bullying, gravidez precoce, direito do consumidor, entre outros. Na avaliação dela, o evento desta quarta, na Escola René Chateaubriand Domingues, refletiu o potencial de aproveitamento dos alunos. “Os rostos curiosos dos alunos demonstravam a clara necessidade de orientação e perfeita capacidade de absorção. Ou seja, essa é uma iniciativa que precisa e ainda vai crescer muito”, disse ela, entusiasmada com as manifestações após a palestra.

O projeto é uma iniciativa da OAB/Contagem e os gestores de outras escolas que desejarem receber a Comissão, podem entrar em contato pelo telefone 3398-4711 ou pelo e-mail oabescola@oabcontagem.org.br.

Compõem a Comissão os advogados(as) Marinho Ananias da Cunha, Ana Flávia dos Santos, Regina Lúcia Dal Ferro, Inayara Pereira, Ana Lúcia de Oliveira, Dayanne Carvalho Oliveira, Eric Albert de Souza Guedes, Fernanda Costa de Vasconcelos, Lilian Franca de Abreu, Luís Antônio Alves da Silva, Mauro Lúcio Martins, Mauro Lúcio Raimundo, Marcelo Henrique Silveira de Araújo, Michelle Melo da Silva, Mônica da Silva Araújo, Nelma de Moraes Murta, Patrícia Palmeira Fernandes de Souza, Roberta Esteves Ferreira e Rodrigo Ricardo Silva Ferreira.

Reportagem: Patrícia Brum
Fotos: Ronaldo Leandro