Com a luz que representa fé por dias melhores, Contagem celebra 110 anos em noite de homenagens

Uma solenidade com clima fraterno e de esperança marcou a noite de segunda-feira (30/8) e selou as comemorações pelos 110 anos de aniversário de Contagem. A cerimônia ocorreu nas escadarias da Igreja de São Gonçalo, que recebeu iluminação especial em razão da data festiva, e contou com a presença de autoridades do município e da população. 

Na abertura do evento, a banda da Guarda Municipal entoou o hino de Contagem, que foi cantado pelo menino Miguel Augusto Silva Santos, de 9 anos. Na sequência, a prefeita Marília  Campos falou sobre o momento que a cidade atravessa, impulsionado pela retomada gradual e segura das atividades, graças à vitoriosa campanha de vacinação realizada, atingindo toda a população acima de 18 anos com a primeira dose do imunizante. 

“Resolvemos fazer esta celebração. Fizemos várias e talvez a maior delas foi o ‘viradão’, vacinando toda nossa juventude. Mais de 31 mil pessoas se vacinaram, e, sem dúvida nenhuma, este foi o maior presente que a Prefeitura poderia dar para nossa cidade. E tudo isso porque queremos que nossa cidade seja uma cidade com saúde, seja uma cidade que expulse esse adoecimento. Ainda precisamos ter muito cuidado, mas eu diria que estamos numa fase em que os índices estão cada vez mais estáveis, menos pessoas adoecem, seja porque vacinamos muita gente, seja porque as pessoas se previnem. É fundamental continuar se prevenindo, usando máscara, não fazendo parte de aglomerações e lavando sempre as mãos. Se Deus quiser a gente vai sair dessa porque Contagem é uma cidade que resiste, que insiste e sonha com dias melhores”, frisou. 

Marília dedicou homenagens às famílias que perderam entes queridos vítimas da Covid-19 e fez votos de dias melhores para os cidadãos contagenses. 

“Esta é uma celebração, porque passamos tempos difíceis, mas também deixo o meu abraço a todos os familiares e amigos que perderam alguém amado na pandemia. Mas agora também é momento de celebrar esse processo de estabilização dos indicadores e da vacinação. Vamos celebrar o aniversário de Contagem. Eu desejo à nossa cidade, que resiste e que sonha, que ela possa ficar melhor do que ela já é hoje. E nós, Ricardo ( vice) e eu, que estamos à frente da Prefeitura, e Câmara dos Vereadores, a gente se dá as mãos para fazer uma Contagem cada vez mais feliz e melhor. Viva Contagem, o povo de Contagem e a história de Contagem”, pontuou. 

Presente na solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi, exaltou o trabalho intenso dos profissionais da saúde do município, que contribuíram com a campanha de vacinação. 

“Contagem foi pioneira na vacinação. A prefeita conduziu muito bem a campanha, conseguindo vacinar com pelo menos uma dose quase 100% da população acima de 18 anos. Isso pela competência, pela determinação e direção da prefeita. Mas, não podemos deixar de enaltecer todos os trabalhadores e trabalhadoras da nossa Rede Municipal de saúde, que trabalharam muito em prol desse momento. Podemos comemorar porque estamos caminhando a passos largos para ter dias melhores”, disse. 

Um momento emocionante da cerimônia foi quando o padre Márcio Ribeiro, pároco da Igreja São Gonçalo, fez um discurso em forma de oração, abençoando a cidade, os cidadãos e a gestão pública. 

“Eu como natural dessa cidade tenho a oportunidade de agradecer a Deus pelas vitórias conquistadas, pelo tempo presente em meio a tantos desafios que vivenciamos, e, realmente, nos esforçamos de forma concreta, cada um colaborando para dar sua vez e sua voz para que esta cidade possa crescer e dar os frutos de justiça, de amor e de fraternidade para que todos se realizem enquanto cidadãos de Contagem. Que Deus abençoe e guarde a gestão municipal que tem feito um belo trabalho de partilha e de diálogo com a comunidade, trilhando esses passos de justiça social”, celebrou. 

Ao fim da cerimônia, a prefeita, junto de secretários, subsecretários, vereadores e demais autoridades presentes, além de populares, cantaram os parabéns para Contagem, acompanhados pela banda da Guarda Municipal, regida pelo maestro Teotônio. 

Os pontos turísticos da cidade seguirão iluminados até esta terça-feira (31/8) em homenagem ao aniversário de Contagem. Além da Igreja São Gonçalo, o Centro Cultural, a Prefeitura e Casa de Cultura Nair Mendes também estão com a decoração especial e abertos à visitação.

Repórter Rômulo Abreu

Foto Janine Moraes