Cineastas mirins de Contagem marcam presença na 1ª Mostra de Cinema do Vale do Aço

Cineastas mirins da Escola Municipal Newton Amaral Franco participam, nesta quinta-feira (25/2), da 1ª Mostra de Cinema do Vale do Aço que acontece a partir de hoje (23/2). A mostra ocorre com a exibição online, pelo Google Meet, dando o recado que, mesmo em tempo de pandemia, a sétima arte tem espaço em meio a tantas outras. Vale do Aço é nome da região metropolitana industrial localizada no interior de Minas e a cidade do evento de título “Los Películas de Audiovisual” é Ipatinga. O endereço do evento é: https://fb.me/e/3lasIe8Ht

O estudante e roteirista Keven Jonatha marca presença com o curta “Jardim Encantando” e, Alexandre Augusto, com o “Dia de Chuva”. Ambos curtas foram produzidos em 2019 com o recurso de stop motion (animação) dando formato ao projeto iniciado em 2017 pela bibliotecária da Escola M. Newton Amaral Franco, Sheila Rodrigues, e pela professora Sidneia Silva.

A exibição dos curtas será online e o Programa da Mostra inclui bate-papo com roteiristas e diretores

O Dia de Chuva, que passeia pela seca do nordeste com a criação de uma máquina que faz chover e alerta sobre o efeito estufa, já participou dos festivais: Anima Mundi; Fest Curtas BH; Múmia Festival; ELAS Festival e do festival Cineminha Online Fundação Clóvis Salgado.

Já na produção Jardim Encantado, o roteirista Keven mostra por meio do seu personagem refúgios que a mente humana pode criar para fugir do sofrimento e da solidão.

Segundo informou a idealizadora do Projeto de Contagem “Luz, Câmera & Ação” da Escola Newton Amaral Franco, Sheila Rodrigues, o ano de 2021 começou bem produtivo para os estudantes cineastas. “Além da presença na mostra do Vale do Aço desta semana, eles já participaram, neste mês de fevereiro, do festival promovido pela Instituição Entre Olhos, vencendo a competição em duas categorias: “Voto Popular” e “Melhor Animação” com o curta “Menino do Morro” “.

Repórter Noeme Ramos

Foto Projeto “Luz, Câmera & Ação”