Chargista Duke visita Funec-Centec para bate-papo descontraído

A ação contou com a participação da professora de Filosofia que tem aplicado debates políticos em sala de aula.

As turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio da Funec-Centec estiveram em mais uma atividade com debate político mas bem descontraído, promovido pela professora de Filosofia, Neusa Resende. Para isso, o convidado e chargista, Eduardo dos Reis Evangelista, o Duke, falou da motivação em trabalhar nos veículos de comunicação e respondeu às perguntas do público no auditório.

Por ser o gancho de outros projetos paralelos que visavam o lado crítico e observador de cada estudante, a professora pediu que os alunos levassem cartolinas e as dividissem em duas. De um lado estava escrito “O Brasil que Temos” e do outro “O Brasil que Queremos”. As atividades foram trabalhadas para que os estudantes lessem jornais e fossem atrás de charges que mostrassem o contexto atual vivido no país.

“Esse trabalho fazemos há mais de 15 anos. Quero que cada estudante saia do Ensino Médio com formação crítica e humana. Sabemos dos desafios em nossa sociedade e queremos que eles possam desde cedo explanar os sentimentos e pôr em prática as mudanças que devam existir para o bem comum da sociedade brasileira”, destaca a professora Neusa.

Durante a conversa com o Duke, ele foi bem enfático ao falar sobre como a comunicação é ampla e como o seu trabalho visa dar opinião aos momentos atuais que o país tem passado. “A charge retrata de assuntos factuais. Você precisa entender do fato para poder desenvolver um desenho com cores onde se aborda situações cotidianas que vão além do nosso imaginário”, explica Duke.

Por fim, a professora Neusa destacou que a escola fará uma campanha de arrecadação para que haja o desapego entre os próprios estudantes. Essa ação é inédita para que todos possam trocar livros, roupas, diversos objetos com os colegas de sala. Os profissionais também do Centec também foram convidados.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu