Cemei Vila São Paulo oferece estrutura moderna e qualificada para crianças de 1 a 3 anos

Inaugurada na última quarta-feira (12/5), com a presença da prefeita Marília Campos, da secretária de Educação, Telma Fernanda Ribeiro, e do governador Romeu Zema, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) na Vila São Paulo conta com estrutura nova e adequada para receber crianças de 1 a 3 anos.

A estrutura da unidade possui sete salas de aula, sala de atividades, sala multiuso, banheiros e salas para diretoria e coordenação (pedagogos, professores e secretaria escolar). A unidade possui refeitório, cozinha com dispensa, lavanderia, estacionamento, pátio central com casinha e área externa gramada.

Equipamentos novos, espaço adequado e equipe qualificada contribuem para o pleno desenvolvimento das crianças, afirma a diretora Wania Patrícia de Lima. “A área externa é muito grande e toda a estrutura possibilita a exploração e um bom desenvolvimento de atividades com auxílio das professoras”, afirmou.

A capacidade da escola é para três turmas de crianças de 1 ano e três turmas para crianças de 2 anos, ambas em período Integral. Outras duas turmas para crianças de 3 anos funcionarão em período parcial, pela manhã e tarde. O quadro de funcionários é composto por um cargo de direção, seis de administrativo, dois pedagogos(as) e 22 professores(as). A unidade tem capacidade para atender 92 crianças, sendo que atende 73 atualmente.

A Superintendente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Contagem, Engracia Tropia, ressalta a importância da formação integral dos sujeitos, em sintonia com as diretrizes da Educação. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Currículo Nacional da Educação Infantil já trazem a necessidade de locais adequados para a educação de crianças, com espaço e profissionais qualificados”, apontou.

O Cemei Vila São Paulo já está em funcionamento e, assim como as demais unidades de ensino de Contagem, atende de forma remota. A pedagoga Heranice Freitas Torquato aponta os desafios do ensino remoto, que exigiram diálogo e estudo da equipe.

“Buscamos personificar o ensino produzindo nossos próprios vídeos, áudios, fotos e imagens”, destacou Heranice. “Foi preciso reconhecer e afirmar aos responsáveis pelas crianças que eles passam a ser nossos corpos, vozes, olhares e atitudes diante do fazer pedagógico proposto. Organizamos as turmas em grupos de Whatsapp e estamos interagindo com as crianças e responsáveis, diariamente”, completou.

Para Sheila Pereira Veiga dos Santos, mãe de João Pedro, estudante do 3° período, a experiência tem sido positiva. “O João já estava familiarizado com o celular, ele adora interagir com a turma e fica feliz quando recebe as atividades e o retorno das professoras”, disse.

A estrutura da unidade também é destacada por Sheila, que considera o Cemei Vila São Paulo um local seguro e que dá confiança para quando as atividades presenciais retornarem. “Nós (comunidade) não tínhamos onde deixar nossos filhos. Agora teremos um local seguro, com pessoas qualificadas. Nos dá segurança e tranquilidade para poder trabalhar”, destacou.

Heranice Freitas também aprova a nova construção, que permite “vivenciar” a proposta pedagógica com toda a “materialidade disponível” na escola. “Equipamentos adequados são extremamente importantes para a Educação Infantil, o ambiente e sua exploração livre e/ou orientada é uma potência para o desenvolvimento físico e sócio emocional, pois possibilita também as interações interpessoais que são fundamentais”, pontuou.

“Sonhamos com o retorno presencial, a comunidade da Vila São Paulo nunca teve um Cemei estruturado e equipado”, concluiu Heranice.

O Cemei Vila São Paulo fica localizado na rua Arquimedes, 30. O cadastro para as vagas remanescentes pode ser feito na própria unidade ou pelo telefone (31) 98006.2791.

O equipamento foi construído com recursos do Governo Estadual e foi oficialmente cedido à Prefeitura nesta quarta-feira (12). O custo da obra foi de R$ 2,57 milhões.

Repórter Fernando Dutra

Fotógrafa Janine Moraes