Carteira de Projetos Pedagógicos incentiva integração da comunidade escolar

Seduc disponibiliza carteira com 21 projetos para adesão voluntária dos professores com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho em sala de aula.

A qualidade da educação pública oferecida em Contagem pela Rede Municipal de Ensino é primordial para o futuro de mais de 60 mil estudantes. Todas as 115 escolas municipais desenvolvem projetos específicos muito ricos para o aprendizado dos seus alunos. Para ampliar essas possibilidades de troca de vivências entre as unidades escolares e trabalhar as práticas pedagógicas, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) apresentou à Rede uma carteira de 21 projetos. Todos os professores do Ensino Fundamental podem se inscrever para adotarem os projetos em suas próprias escolas.

A Carteira de Projetos foi elaborada a partir de práticas que já nasceram dentro das escolas e dos Educartes e por ter sucesso entre a comunidade escolar puderam ser ampliados para outras unidades. Além de adotar alguns programas oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a Seduc também firmou parceria com empresas privadas como a Belgo Bekaert, Fundação ArcelorMittal e o Grupo Arcor Brasil que desenvolvem projetos educativos em algumas escolas do município.

A adoção da carteira de projetos contribui com a ação dos professores e estudantes e tem como objetivo estimular a ampliação da participação dos estudantes em atividades que contribuam para a aprendizagem, a qualidade de vida e a formação humana cidadã. “Nós queremos propiciar aos estudantes um espaço de aprendizagem em que eles possam discutir teoria e partir para as práticas. Além de promover a interação entre as escolas e fazer com que isso possa aperfeiçoar o trabalho que elas desenvolvem. Professores que ocupam várias funções participam desses projetos. Na verdade, o coletivo da escola todo pode se mobilizar.”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza.

Projetos em diversos campos do Conhecimento

Os projetos são desenvolvidos nos diversos campos do conhecimento. Eles integram várias disciplinas em atividades como jogos matemáticos, rádio educativa, artes, literatura, ciências, tecnologia, esporte, direitos do consumidor, saúde, meio ambiente, enfrentamento e prevenção ao uso de drogas, entre outros.

Segundo explica a subsecretária municipal de Ensino, Dagmá Brandão Silva, a Carteira de Projetos foi uma ação pensada para 2019, no sentido primeiro de organizar e dar mais consistência ao fazer pedagógico na Rede Municipal de Contagem. “Reunimos num único documento e oferecemos às escolas a possibilidade de adesão a vários projetos. Ampliamos esses projetos para a rede inteira pois também é importante que os professores tenham esse espaço de diálogo e de troca. Queremos formar coletivos de professores discutindo temas comuns, importantes para a ação deles na sala aula”, disse.

A partir do leque de possibilidades, os projetos que são tradicionais em uma única escola podem ser expandidos como por exemplo, a Rádio Coruja na E. M. Glória Marques Diniz, o de artes cênicas Camaleão na E. M. Professora Maria de Mattos, de projetos que nasceram nos Educartes para os estudantes em tempo integral como o Mediação de Conflitos e a Rede de Articulação Comunitária, que é intersetorial envolvendo a Saúde e a Assistência Social. Todos os 21 projetos estão disponibilizados na Seduc e os interessados podem aderir durante todo o ano letivo.

Participação dos professores

Qualquer professor do Ensino Fundamental pode aderir à Carteira de Projetos. A partir da adesão, são realizados encontros com o objetivo de socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas na Rede Municipal de Contagem, as quais têm sua relevância reconhecida. “A ideia é que, a partir das trocas de experiências vivenciadas, os professores possam ressignificar suas práticas.”, explica Cristiana Chaves de Oliveira, Diretora do Ensino Fundamental da Seduc.

As inscrições podem ser realizadas em qualquer período do ano letivo. Para fazer a inscrição CLIQUE AQUI.

Em caso de dúvidas, os professores podem entrar em contato com Ana Cristina e Gláucia Rosa – coordenadoras da Carteira de Projetos pelos e-mails: glaucia.monit@edu.contagem.mg.gov.br

“Os projetos têm um diálogo direto com a sala de aula, quando o professor faz a adesão cria possibilidades de trabalho interessantes, criativas e inovadoras, abrindo um leque de possibilidades de ação no cotidiano escolar”, finaliza Dagmá Silva.

Repórter: Vanessa Trotta
Arte: Renata Coura