Capacitação para atender estudantes com deficiência visual

Educadores participaram de aulas teóricas e práticas que serviram para compreender as necessidades dos alunos.

Trinta e cinco profissionais da rede municipal de ensino de Contagem participaram do Curso Básico de Deficiência Visual, ministrado pelo Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual do Instituto São Rafael (CAP-ISR). Esse curso é voltado para os educadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e teve o objetivo de capacitar os professores para o atendimento aos alunos que possuem deficiência visual.

As 120 horas de aulas foram divididas entre conteúdos teóricos e práticos. Os instrutores apresentaram técnicas voltadas para o uso da bengala, alfabeto em braille, codificação matemática e orientações sobre a postura de estudantes e professoras em sala. Os educadores também receberam capacitação para desenvolver atividades em salas de recursos multifuncionais. “A capacitação é de grande importância para o trabalho por oferecer conceitos esclarecedores e experiências que nos aproximam da realidade dos estudantes com deficiência”, destaca Elietti Miranda de Paula, professora de AEE, da Escola Municipal Dona Cordelina da Silveira Mattos.

Os educadores participaram de diversas dinâmicas e vivenciaram nelas a experiência da escuridão, quando todos foram vendados. A proposta foi a de que os participantes passassem pelas situações que os estudantes com deficiência visual enfrentam nas escolas. A dinâmica, chamada de Prática Educativa da Vida Intensiva (Pevi) é voltada ao reconhecimento das pessoas e o olhar sobre as barreiras que a escola comum possui. “Todo o recurso aqui apresentado será um grande aliado como reforço aos alunos da inclusão”, explica a professora do CAP-ISR, Alessandra Pittella.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Elias Ramos