Campanha de vacinação contra o sarampo entra na última semana

Pessoas entre 20 e 49 anos devem ir aos postos de saúde até o dia 31 agosto.

A campanha de vacinação contra o sarampo, para pessoas com idade entre 20 e 49 anos, será encerrada na próxima segunda-feira (31/8). De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 26 mil pessoas foram vacinadas até o momento, o que representa apenas 8,5% do público-alvo.

Mesmo com a pandemia de Covid-19, é importante que as pessoas procurem os postos de saúde para a vacinação. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Não é necessário o contato direto porque o vírus pode se propagar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.

A vacinação contra o sarampo está sendo feita de forma inclusiva, ou seja, todas as pessoas dentro da faixa etária determinada serão imunizadas, mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão usando todos os protocolos de segurança estabelecidos para o coronavírus. As salas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. É necessário levar o cartão de vacina e um documento com foto.

A SMS recomenda a população ligar para as unidades de saúde antes de irem aos locais de vacinação. Confira AQUI os endereços das unidades de saúde que possuem sala de vacina.

Repórter: Vanessa Trotta Batista
Arte: Jéssica Martins
Publicação: 27/08/2020