Câmara Municipal de Contagem promove aula de redação para estudantes do Enem

A ação pretende orientar os estudantes de todas as escolas.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem promove, na próxima segunda-feira (23), no Plenário da Casa, o primeiro “Aulão Solidário de Redação para o Enem”.

O professor Éverlan Stutz, ministrante do “Aulão Solidário”, explica que a ação pretende orientar os estudantes de todas as escolas. Para isso, ele desenvolveu uma metodologia específica, centrada na estrutura do argumento e nas cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O Aulão faz uma abordagem muito prática das cinco competências, focando, sobretudo no argumento da redação, que é visto por muitos alunos como um bicho de sete cabeças. Vamos tentar desmistificar isso, apontando alternativas, estratégias e práticas para a construção do argumento”, explica.

O projeto do Aulão, desenvolvido pelo professor Éverlan, já ocorreu em outros municípios em anos anteriores, como na cidade de Ouro Preto, onde os alunos gostaram tanto da iniciativa e colheram tão bons resultados, que o professor acabou recebendo uma homenagem na Câmara Municipal. “Foi extremamente gratificante esse reconhecimento por parte da comunidade, fico lisonjeado, mas a alegria maior mesmo e ver nossos alunos conquistando uma boa nota e a tão sonhada vaga em uma universidade pública. Como professor, conheço muito de perto as lutas e os sonhos destes estudantes, e isso, foi a minha inspiração, o subsídio para a elaboração desse projeto”, destaca.

A iniciativa, segundo ele, chega para somar ao trabalho já desenvolvido anteriormente por outros tantos professores. “A proposta é agregar, ser mais um tijolinho no desafio gigante da construção do conhecimento necessário para se fazer uma boa prova, uma boa redação, com qualidade e tranquilidade. Estamos aqui para dar mais este impulso, abrir mais uma fresta na travessia para o futuro de todos eles. O país está precisando muito de seus novos talentos”, finaliza.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: escoladolegislativo@cmc.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3359-8751. As aulas acontecerão nos horários das 9h às 12h. Não esqueçam de levar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades que desenvolvam trabalhos sociais na cidade.

Texto e foto: Câmara Municipal de Contagem