Cadastro Escolar 2020 do Ensino Fundamental vai até o dia 12 de julho

O Cadastro Escolar 2020 do Ensino Fundamental começou nesta segunda-feira (1/7) e vai até o dia 12 de julho. Ele é imprescindível para garantir a vaga do estudante em uma escola próxima de sua residência. Podem ser inscritas crianças com 6 anos ou que vão completar essa idade até 31 de março de 2020.

Para ingressar na Rede Municipal de Ensino de Contagem só poderão ser inscritas crianças cujos responsáveis residam no município de Contagem.

O cadastro para o Ensino Fundamental deve ser feito pela internet (clique aqui). Os pais ou responsáveis que não possuem acesso à internet devem procurar as escolas municipais ou Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) para garantir o cadastro dos estudantes.

Para a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, é importante que as famílias observem o prazo para o cadastro escolar, que não é prorrogável, para que elas não percam o momento certo de inscrever suas crianças nas escolas. “O cadastro é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, portanto, é um trabalho conjugado. É necessário que as famílias observem todos os critérios, já que o processo foi facilitado podendo ser feito pela internet de qualquer computador, tablet ou celular. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que haja nesse sentido”, disse.

Direito de Continuidade

As crianças candidatas à vaga nos demais anos ou ciclos do Ensino Fundamental que desejam ingressar na Rede Pública, excepcionalmente, àquelas que até o dia 10 de outubro de 2018, data da resolução do Conselho Nacional de Educação, já se encontravam matriculadas e frequentando instituições de Educação Infantil (creche ou pré-escola), legalmente autorizadas, devem ter a sua progressão assegurada, sem interrupção, mesmo que sua data de nascimento seja posterior ao dia 31 de março, considerando seus direitos de continuidade e prosseguimento sem retenção, devendo os pais ou responsáveis procurar a Comissão do Cadastro Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

Dúvidas Frequentes

1- Como será feita a inscrição?

A inscrição será realizada no endereço disponibilizado no portal da Secretaria de Estado de Educação www.educacao.mg.gov.br

2- Quando será feita a inscrição?

No período de 1/7/2019 a 12/7/2019. NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE PRAZO.

3- Como os pais poderão fazer a inscrição do seu filho?

Os pais e/ou responsáveis poderão fazer a inscrição acessando o portal www.educacao.mg.gov.br de qualquer computador ou dispositivos móveis com acesso à INTERNET.

4- Os pais que não tiverem acesso ao computador como farão a inscrição?

5- Será cobrada taxa de inscrição?

Não será cobrada taxa. A inscrição é gratuita.

6- Quem deverá fazer a inscrição para o candidato?

A inscrição no Cadastro Escolar será realizada pelo pai, mãe ou responsável pelo candidato, que seja maior de 18 anos.

Jovens maiores de 18 (dezoito) anos poderão fazer a sua própria inscrição no Cadastro Escolar.

7- Como fico sabendo para qual escola meu filho foi encaminhado?

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) providenciará a publicidade do resultado do cadastramento escolar.

8- O aluno matriculado na rede pública da Educação Infantil precisa fazer o Cadastro?

O cadastro para os alunos matriculados em UMEIs poderá ser efetivado na própria unidade escolar.

9- O aluno matriculado na rede particular da Educação Infantil precisa fazer o Cadastro?

Sim. Para que o seu filho tenha uma vaga garantida no 1º ano do Ensino Fundamental na rede pública em 2020.

10- Aluno matriculado no Ensino Fundamental na rede pública precisa fazer o cadastro?

Não. Aluno matriculado em escola pública em 2019 não deverá se cadastrar. Sua vaga já está garantida, devendo apenas realizar a renovação de matrícula.

Mais informações pelo telefone: 3352-5858 / 3352-5417

Reportagem: Vanessa Trotta