Aulas de canto auxiliam no desenvolvimento escolar

Música uma vez por semana ajuda na evolução educacional dos alunos

A Escola Municipal Vereador Jésu Milton dos Santos, localizada na região do Industrial, é uma instituição reconhecida por seu trabalho pedagógico e também por ter em sua grade curricular a disciplina de música, praticada uma vez por semana, que contribui para o desenvolvimento escolar dos alunos.

A professora de música Patrícia Valbonetti está há 8 anos com o Projeto Canto Coral. Na escola ela afirma que a música trabalha o aprendizado em todos os sentidos. Também acredita que a disciplina desenvolve talentos nas crianças e adolescentes. “A música é pura matemática. Ela fortalece o pensamento lógico e ajuda manter a concentração. Os meus alunos são muito dedicados, eu percebo que os exercícios técnicos vocais ajudam no canto e nas outras disciplinas”.

Quem tem participado das aulas de música e percebeu que ficou menos desinibida é a estudante Izadora Moreira, 10 anos. Ela destaca que as aulas de canto tem dado estimulo para estudar. “Eu pude perceber que aulas me ajudaram a ser menos tímida. E também aprendi a trabalhar a minha respiração”.

A música na escola faz parte da lei de diretrizes e bases número 11.769/2008 que obriga o ensino na educação básica. O coral já trabalha com outro tema e as aulas seguem normalmente nas quartas-feiras. “Já está comprovado que uma criança estando feliz o aprendizado flui melhor, torna-se mais fácil. Eu acredito que a música envolve o estudante com as tarefas diárias da escola”, finaliza a diretora, Maristela Bragança.

Para ilustrar o trabalho desenvolvido na escola, o coral de alunos realiza apresentações. No mês de abril, por exemplo, o pátio da escola foi tomado por centenas de pais, familiares e amigos, que assistiram à apresentação em homenagem a Páscoa.

Para cantar nos corais o aluno deve ter compromisso com o trabalho, boas notas e aptidão para o canto. Ao cantar, o aluno consegue desenvolver disciplina, autoconfiança, senso crítico e companheirismo durante os exercícios nas aulas. Em média 45 alunos são escolhidos dentro das turmas que possuem idade entre 6 a 13 anos.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu