Aula inaugural da Funec envolve professores e estudantes

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) promoveu, no dia 8 de março, uma aula inaugural para alunos do Ensino Médio e profissionalizante. O evento ocorreu paralelamente em todas as 10 unidades de ensino da entidade.

Em 2021 o retorno das aulas se deu de forma remota e, assim como no ano passado, apresentam enormes desafios para as escolas, alunos e professores em tempos de pandemia. Aproveitando da experiência que tiveram no decorrer de 2020, escolas e professores planejaram o retorno das atividades com uma aula especial.

Na unidade Funec Cruzeiro do Sul, do bairro JK, em Contagem, as atividades remotas contaram com apresentações artísticas dos estudantes, exibição de filmes, debate e muita interação entre alunos (as) e professores (as).

Para o professor de História da unidade, Sérgio Alkmim, a aula inaugural foi um sucesso e contou com ampla participação dos alunos. “Tivemos uma participação bem legal, com os estudantes do primeiro ano se posicionando e apresentações de alunos de todos os anos”, destacou.

A escola, que conta com o projeto Cine Clube Funec Cruzeiro do Sul e, inclusive, foi convidada a participar da 15ª Cineop (Mostra de Cinema de Ouro Preto), utiliza o cinema para dialogar com os estudantes.

“O Cine Clube é aberto, geralmente, na semana do dia internacional da mulher. Em 2021, definimos sua realização de forma virtual, trabalhando com curtas-metragens. Fizemos o acolhimento de boas vindas, depois passamos os filmes e abrimos o debate”, destacou o professor Sérgio

A diretora da Funec Cruzeiro do Sul, Rosilene Alves de Souza, destaca a participação de toda a equipe na elaboração das atividades. “Todos os anos fazemos essa aula inaugural, geralmente presencial, e construída coletivamente. Os estudantes do segundo e terceiro ano recebem os do primeiro, que também são convidados a participarem”, disse.

Apresentação artística de aluna da Funec durante aula inaugural

A aluna do 1º ano da Cruzeiro do Sul, Lorena Diniz, 15 anos, aprovou a aula inaugural, mesmo que de forma remota. “A escola é muito boa. As aulas remotas e as atividades propostas pelos professores são ótimas”, afirmou.

Lorena destacou, ainda, a dinâmica e a participação de alunos (as) nas atividades. “Todos tivemos oportunidade de debater, de opinar nos vídeos que foram passados. A escola nos dá essa oportunidade. Também apresentei um vídeo em que cantei ‘Trem Bala’, da Ana Vilela, e o pessoal gostou, me elogiaram bastante, foi uma experiência ótima”, ressaltou a estudante.

A troca de experiências e o estímulo ao diálogo nas atividades da Funec foram destacados pela Presidenta da entidade e secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro. “A pandemia trouxe muitos desafios para as escolas. É importante momentos como este, de receber os novos alunos e criar uma conexão com eles. Os professores e diretores da Funec estão de parabéns”, destacou.

A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), criada em 1973, oferece aos jovens e adultos contagenses, Ensino Médio nas modalidades Regular e Técnico de nível médio. Além dos cursos ofertados, a Funec garante constante integração entre ensino, pesquisa e extensão, mantendo parcerias para a concessão de bolsas de iniciação científica.