Aula de química relaciona a fermentação do ácido lático à alimentação saudável

O processo de fabricação do iogurte tem sido aprimorado pelos estudantes da Funec Centec

A turma do 2º ano Ensino Médio Integrado de Química da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), unidade Centec, participaram de uma aula prática voltada para a produção de iogurte caseiro sem lactose. A aula foi realizada no laboratório de química da instituição. Os estudantes aprenderam sobre os processos de fermentação do ácido lático.

A aula foi dividida em duas etapas. Na primeira fase eles acompanharam o processo de fermentação. Vinte e quatro horas depois realizaram a análise do alimento. Foram produzidos cerca de 150 copos de iogurte. Além de aprenderem os processos de fabricação eles estudaram possibilidades de melhorias de qualidade do produto.

Depois das análises e avaliação dos professores os estudantes promoveram um momento de degustação na Funec. A aula se transformou também em uma atividade de conscientização sobre alimentação saudável. Além do iogurte, foram oferecidos cereais, frutas e mel. “O mais importante foi o aprendizado que eles tiveram por meio do processo bioquímico e industrial. Além de ter sido uma aula bastante descontraída, aplicamos também os métodos usados na indústria de laticínios”, finalizou o professor de química, Rodrigo Lobo.

Confira mais fotos da aula prática CLICANDO AQUI.

Reportagem: Leonardo Melo
Publicação: 27/09/2018