Atividades da Semana da Criança e do Professor movimentam comunidade escolar

Inúmeras atividades foram realizadas em todas 115 unidades escolares com muita diversão para os estudantes e homenagens aos educadores.

A semana que antecede o Dia das Crianças (12/10) e o Dia do Professor (15/10) está sendo de muitas atividades para os estudantes da Rede Municipal. Todas as 115 escolas prepararam uma programação especial com várias brincadeiras, jogos, esportes, lazer e homenagens. No tradicional recesso escolar dos dias 14 a 18 de outubro, todos terão o merecido descanso para recarregarem as energias e voltarem preparados para o encerramento do ano cumprindo os 200 dias letivos.

Na Escola Municipal Virgílio Melo Franco, Regional Industrial, as atividades foram desde a abertura dos jogos escolares ao Festival da Fartura, em que as crianças tiveram aulas de culinária. Segundo a vice-diretora, Maria Celeste Pessoa, essa é uma semana muito esperada pelos alunos. “É muito importante para eles e também para nós educadores, pois ao promover essas ações além de oferecer o lazer tão essencial na infância e adolescência, trabalhamos o sentimento de pertencimento do aluno com a escola e com a comunidade escolar”, disse.

Diversas escolas promoveram campeonatos, como a E. M. Vasco Pinto da Fonseca, que comemora 30 anos em 2019, a E. M. Carlos Drummond de Andrade. Na E. M. Coronel Antônio Augusto e na E. M. Sandra Rocha ocorreram os jogos matemáticos. A E. M. Valter Lopes homenageou seus professores. Esses são somente alguns exemplos das incontáveis atividades que foram realizadas em todas as escolas da Rede.

Para a pedagoga da E. M. Newton Amaral Franco, Neusa Maldonado, o mês de outubro é esperado com ansiedade, pela beleza e alegria que representa para estudantes, professores, funcionários e comunidade. “Mês de festas, de comemorações, que movimentam a escola, trazendo um significado especial, pois as atividades e projetos que já são muito bem programados, tornam-se mais lúdicos, mais agradáveis, mais aconchegantes. Há momentos de trocas, de afetividades, de guloseimas, brincadeiras, excursões, balões, pipocas, entre outros, que deixam o espaço escolar iluminado. E essa energia que circula em todas as escolas, contagia a todos que nela exercem qualquer atividade, promovendo oportunidade de aprendizagem divertida. Que bom seria se todas as semanas do ano fossem” semana das crianças”, e todos os dias de outubro fossem ” dia do Professor””, afirmou.

Homenagem

Segundo a secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, o sentimento é de orgulho. “Ficamos muito felizes e satisfeitos com os trabalhos desenvolvidos nas escolas. Essa semana celebramos a Educação. Num país com tantas diferenças estruturais, temos trabalhadores aguerridos, que lutam por um propósito que acreditam com muito amor. Nós estamos trabalhando para oferecer melhores condições aos nossos educadores, já conseguimos avançar e sabemos que temos muito pela frente. Parabéns a todos os professores por esse dia tão importante e as nossas crianças que são o futuro da nossa nação”, disse.

“Além de todas as merecidas homenagens, esse é um tempo de reflexão sobre a importância da educação escolar na construção de cidadãos conscientes, participativos, críticos e atuantes, e para tanto a atuação do professor é fundamental. Parabenizamos e agradecemos todo o seu empenho na busca da construção de uma escola pública de qualidade. Seguimos, juntos”, completou a diretora do Ensino Fundamental da Seduc, Cristiana Chaves de Oliveira.

Reportagem: Vanessa Trotta
Publicação: 10/10/2019