Atividades culturais e passeios enriquecem conteúdo das aulas, na Educação Infantil

Crianças, de quatro e cinco anos, atendidas no Anexo José Maria dos Mares Guia, vivenciaram práticas educacionais para além dos muros da escola

Crianças, de quatro e cinco anos, atendidas no Anexo José Maria dos Mares Guia, vivenciaram práticas educacionais para além dos muros da escola. No último mês, eles fizeram um tour por diversos locais com o objetivo de construir competências variadas e enriquecer o conteúdo aprendido com o projeto institucional sobre Minas Gerais, que este ano está sendo trabalhado pela E.M. Carlos Drummond de Andrade, unidade a qual pertence o anexo.

Primeiro, os estudantes da Educação Infantil visitaram o Circuito da Praça da Liberdade, em Belo horizonte, onde puderam conhecer o Museu da Vale e contemplar algumas exposições. Em seguida, eles assistiram ao espetáculo Bituca para Crianças, na Praça da Jabuticaba. A peça conta a história do cantor e compositor Milton Nascimento, nascido na cidade mineira de Três Pontas.

Segundo a professora Érica Hermogenes Tomaz Rocha, a escola está planejando novos passeios. A intenção é visitar Ouro Preto e Sete lagoas, cidades que estão sendo trabalhadas com os alunos da Educação Infantil. “Projetos interdisciplinares (visitas) dialogam com a disciplina dada em sala de aula. Com isso, conseguimos mostrar às nossas crianças as diferentes riquezas naturais e culturais do estado. Isso contribui para aguçar a curiosidade e desenvolver a autonomia intelectual deles” , explicou.

Todos os trabalhos e vivências práticas oriundos destas visitas serão compilados e apresentados na Feira Cultural da escola, que será promovida no final deste ano. Como parte do projeto institucional sobre Minas Gerais, cantigas e brinquedos que fizeram parte da história mineira também estão sendo trabalhados em sala de aula com os alunos.

Reportagem: Carol Cunha
Foto: Divulgação
Publicação: 08/07/2019