Ano letivo começa com novidades na rede municipal

Ao todo, 55 mil crianças, jovens e adultos voltaram às aulas nesta segunda-feira

A manhã desta segunda-feira (19) foi repleta de ansiedade por parte dos mais de 55 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Entre eles, o filho do vigilante Oziel de Oliveira, de sete anos, que acordou bem cedo para dar início ao ano letivo na turma do 2º ano, na Escola Municipal Sandra Rocha.

Oziel preparou o filho para o primeiro dia de aula e se mostrou otimista com a abertura do novo ano letivo escolar. “Estou confiante e acredito que esse início de ano será proveitoso. A escola ganhou uma nova pintura e com isso dá mais ânimo para mantermos os nossos filhos matriculados”, comemorou.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc), deu as boas-vindas aos estudantes que retornaram do período de férias. Os estudantes das escolas da rede municipal de ensino e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) lotaram os pátios das suas respectivas instituições. “Estou feliz por ter voltado de férias e poder rever os meus amigos”, destaca o estudante, Bruno Fábio, 8 anos, matriculado no 3º ano.

Os cerca de 55 mil estudantes matriculados, ao regressar à escola, receberão o kit escolar no início do ano letivo. A Seduc trabalha para que em até 15 dias todas as escolas já tenham recebido os materiais.

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, reiterou a importância da volta às aulas e o quanto o município se preparou para continuar ofertando um ensino de qualidade. “A expectativa da Seduc em total conjunto com o prefeito Alex de Freitas é a melhor possível. Em um ano mostramos para a toda comunidade contagense como se deve trabalhar a educação. Demos passos largos em relação as obras e pinturas das escolas, a entrega dos kits escolares já no primeiro dia de aula, uma novidade. E vamos entregar também os novos uniformes, pensando assim no bem-estar das famílias e dos estudantes”, finalizou Joaquim.

Recomeço em alguns dias
Quatro escolas municipais não recomeçaram na data oficial. O motivo foi a reforma e melhorias em algumas instituições. As Escolas Municipais Professora Ana Guedes Vieira e Walter Lopes, estão passando por reformas e melhorias em suas dependências. A direção e a comunidade foram informadas e ainda nesta semana todos os alunos retornarão às salas de aula conforme programado.

A Unidade Municipal de Educação Infantil Vereador Ailton Diniz (Umei Central Park) será inaugurada, após 4 anos de espera, já na quarta-feira (21). A comunidade também foi avisada.

O Anexo que fica dentro da Escola Municipal Professor Geraldo Basílio, que vai receber crianças de 4 a 5 anos, está sendo finalizado o processo de aluguel de uma residência que vai abrigar as crianças. Dentro de alguns dias será resolvido todo o trâmite.

A Seduc reitera que nenhum aluno será prejudicado e que seguirá normalmente o calendário letivo de 200 dias para todas as instituições de ensino.

Reportagem e foto: Leonardo Melo
Publicação: 19/02/2018