Alunos do Centec aliam teoria e prática durante excursão

Estudantes visitaram as cidades de Mariana e Ouro Preto e conheceram mina de ouro e museu que trata a mineralogia.

Os alunos do curso de química da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), da unidade Centec, participaram de uma excursão para as cidades de Mariana e Ouro Preto. A ideia da viagem foi aplicar o que os alunos viram em sala de aula em atividades voltadas para o estudo da mineralogia.

Cheios de expectativas, os 27 estudantes fizeram a primeira parada no distrito de Passagem de Mariana, na cidade de Mariana, para conhecer a Mina da Passagem, onde houve extração de minerais entre 1827 até 1985. Atualmente, o local é ponto turístico para aqueles que querem conhecer um pouco da história do nosso estado no período da exploração do ouro. A mina possui 11km de extensão, sendo que 8km estão alagados, o que atrai adeptos do mergulho em caverna, esporte que vivencia o ambiente natural ou degradado pelo homem.

Os alunos puderam conhecer um pouco da história mineira e da mineração e extração de rochas, aproveitando o tempo para fazer atividades voltadas ao curso. A estudante Luana Nascimento destacou que conhecer a mina foi importante para saber sobre o processo de retirada do ouro. “Saber sobre o ciclo do ouro e fazer experimentos naquele ambiente me proporcionou ter o conhecimento de como a extração é importante desde que haja um estudo certo para tal ação”, enfatiza.

O aprendizado sobre aquele ambiente, aliado à descontração proporcionada pelo momento de descida na mina, foi de grande importância especialmente no que diz respeito ao conhecimento adquirido sobre a mineralogia. “Os alunos vieram com a proposta de fazer experimentos e conhecer sobre os minerais existentes no ambiente. Sair da sala de aula e conhecer o que estão aprendendo é fundamental. Quando voltarmos ao Centec vamos analisar amostras colhidas aqui hoje “, explica Valéria Costa, professora de química.

 

Ouro Preto

Após a visita à mina o entusiasmo e animação para ir até Ouro Preto tomaram conta do ônibus de viagem. Na cidade das obras de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, os alunos aproveitaram para tirar fotos e conhecer mais da história. “Estarmos nessas duas cidades é bom para trabalharmos atividades extracurriculares. Eu acredito no trabalho fora de sala de aula como método de ensino”, afirma José Antônio, vice-diretor do Centec.

Em Ouro Preto, os estudantes foram ao Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP. Lá, os estudantes puderam conhecer de perto o 3º museu com mais pedras preciosas do mundo. Fundado em 1876, o espaço possui mais de 30 mil peças vindas de todas as partes do planeta, expostas em setores que apresentam as mais completas coleções de mineralogia. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer um museu que vai englobar nas matérias do nosso curso”, finaliza Yasmin de Carvalho, estudante.

Todas as atividades feitas nas duas cidades serão avaliadas em laboratórios e em sala de aula na Funec.

Reportagem e fotos: Leonardo Melo