Alunas recebem certificados por participação no projeto Linhas do Futuro

Das 21 redações finalistas do projeto “Linhas de Frente”, três foram premiadas com certificados concedidos pela Guardas Civil de Contagem.

A Guarda Civil de Contagem realizou, na quinta-feira (8), a entrega de certificados para alunos da Escola Municipal Domingos José Diniz Costa que participaram do projeto “Linhas do Futuro”. Os alunos finalistas do projeto fizeram uma visita guiada pela central da corporação. Uma equipe, liderada pelo chefe de turma e idealizador do projeto Junio Vinicius, acompanhou os estudantes por todo prédio, mostrando a eles o trabalho desenvolvido pela Guada Civil e como isto está presente na rotina da população.

O secretário de Defesa Social, Décio Camargos, destacou a importância desse tipo de ação para aproximar a comunidade da Guarda Civil Municipal. “Nós temos trabalhado em prol de estreitar esse convívio entre a população e a guarda civil. Eu acredito que muitos deles ainda não sabiam que o município disponibilizava tais profissionais. Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar aos alunos que visitaram nossas coordenadorias e superintendências que, apesar de realizarmos um trabalho difícil, é muito gratificante”, afirmou.

Ele também ressaltou a importância dos guardas para a realização do projeto. “Parabenizo toda a equipe, pois esta iniciativa da Guarda Civil de Contagem contribui para levar o nome da nossa secretaria para fora, bem como, ajuda a divulgar o trabalho que desempenhamos no município e para o qual ficamos disponíveis 24 horas, garantindo a segurança de todos”.

Das 21 redações finalistas do projeto “Linhas do Futuro”, três foram premiadas com certificados concedidos pela Guardas Civil de Contagem. Maria Fernanda Soares, Geovana Azevedo de Oliveira e Aline Rodrigues foram as alunas que tiveram suas redações escolhidas por meio de votação popular nas redes sociais da Guarda Civil de Contagem.

A vencedora do projeto, Aline Rodrigues, do sétimo ano, escreveu sobre a gratidão e o respeito que se deve ter pela categoria. “Eu me sinto muito grata por ter ganhado, ainda mais se tratando de um projeto tão legal quanto esse. Eu amei toda essa ação que eles fizeram conosco. Nos ter trazido, aqui hoje, ajudou a compreender melhor o trabalho da corporação”, comentou. Também ganhadora do projeto, Geovana Azevedo, aprovou o projeto desenvolvido pela guarda. “Eu amei essa iniciativa deles, de estarem cada vez mais próximos de nós, tanto nas escolas públicas quanto na sociedade. Estou feliz por ter participado”.

Após a entrega dos certificados, os guardas fizeram uma surpresa para as ganhadoras. Eles passaram um vídeo com depoimentos de guardas do Brasil inteiro, parabenizando as três alunas premiadas. Segundo o chefe de turma da Guarda Civil de Contagem, Junio Vinicius, a ideia é fazer com que projeto percorra todas as escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de incentivar a leitura e escrita e, também, mostrar o trabalho da guarda civil e como é feita a segurança em nossa cidade.

A visita

A visita começou pelo setor de videomonitoramento (olho vivo), onde os profissionais explicaram para os adolescentes toda a dinâmica de patrulhamento da guarda. No canil, eles puderam interagir com os cachorros da guarda. O chefe de grupamento responsável pelo treinamento dos animais, CHG Bassoto, realizou uma apresentação com o cachorro Paçoca, que encantou todos os presentes com sua simpatia e disciplina. Depois os alunos visitaram os setores da Corregedoria, Inteligência, salas de reuniões, além de baterem um papo com o secretario de Defesa Social, Décio Camargos.

As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a Guarda Civil de Contagem por meio do telefone 153 ou pelo e-mail protecaoescolar@contagem.gov.mg.br.

Reportagem: Mila Silva
Foto: Paulo Pereira