Alunas que disputaram o Campeonato Futsal Feminino da Guarda Civil são premiadas

Ao todo, 32 alunas foram condecoradas pela participação no projeto.

Na última segunda-feira (9), a E. M. Domingos José Diniz Costa Belém sediou a final do primeiro campeonato Futsal Feminino da Guarda Civil de Contagem (GCC). O campeonato foi realizado pela equipe de Gerência de Proteção Escolar da regional Sede e contou com a participação das seguintes escolas municipais: Domingos José Diniz Costa Belém; Professor Geraldo Basílio Ramos; Cel. Antônio Augusto, Dona Cordelina Silveira de Matos, Ricardo Brás; Prefeito Luiz da Cunha e Estudante Leonardo Sadra.

A E. M. Dona Cordelina Silveira de Matos ficou com o primeiro lugar do campeonato, sendo seguida pelas equipes da E.M. Domingos José Diniz Costa Belém e E.M. Cel. Antônio Augusto, segundo e terceiro lugar respectivamente. O campeonato aconteceu com o sistema de pontos corridos. As meninas que se destacaram no decorrer das partidas formaram a Seleção GCC e disputaram o último confronto com o time feminino da Guarda. Apesar da pouca idade das meninas, o jogo foi muito disputado e o placar terminou empatado em 3×3. Ao todo, 32 alunas foram condecoradas pela participação no campeonato.

Além de ter conquistado o segundo lugar com a E. M. Domingos José Diniz Costa Belém, Milena Félix Santana, 14 anos, também ganhou como artilheira do campeonato. “Eu estou muito feliz com esse troféu, eu concorri com meninas muito boas. Quero agradecer a todos a oportunidade de jogar, eu me esforcei bastante para chegar até a final”. E para finalizar, mesmo ciente das dificuldades que enfrentará, a estudante revelou o seu sonho: “eu quero ser uma jogadora profissional, se Deus quiser”.

Milena dividiu o troféu de artilheira com a aluna Nikolle Kauara, 15 anos, da E. M. Dona Cordelina Silveira de Matos. “Eu achei incrível essa ideia do campeonato. Nós pudemos conhecer gente nova, nos divertimos e mostramos que mulher também pode jogar e jogar bem. Estou muito feliz com o que conquistei”, contou.

O secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos, esteve presente na cerimônia de premiação e falou sobre a parceria com as secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Cultura, Esportes e Juventude (Secej) para a realização do competição. “Eu fico muito feliz com o resultado gerando por esta competição, da importância dele no sentido de integração. Hoje, foi possível ver o belíssimo o trabalho que a Guarda e os servidores das secretarias envolvidas conseguiam desenvolver”, ressaltou.

O secretário falou também na possibilidade de expandir a realização do campeonato para todas as regionais de Contagem. “Queremos levar este projeto para toda a cidade no próximo ano, mesmo que de forma itinerante, pelo menos como um torneio no qual possamos ofertar esporte e lazer para estudantes. Essa iniciativa mostra que a guarda está nas escolas não para prender aluno, mas para prevenir, educar, disciplinar, essa é a nossa bandeira”, finalizou.

A premiação aconteceu na E.M. Domingos José Diniz Costa Belém e foi aberta aos familiares das atletas e, também à comunidade. Emotiva, a mãe de uma das alunas participantes, Rosa Maria, falou da importância de eventos para a socialização dos estudantes. “Eu fiz um elogio para a direção da escola a respeito desta iniciativa. Foi uma atitude brilhante abrir as portas das escolas para que alunos troquem experiência e façam novas amizades. Eles focam as energias em algo bom, como o esporte. Acredito que isso só traz benefícios, estou muito feliz e espero que esse seja o primeiro de muitos”, contou.

“Nós aproveitamos a questão da violência contra a mulher que está em evidência e pensamos em realizar um torneio feminino para valorizar e mostrar, nas próprias escolas, o valor que elas têm, além de, também estimular a cidadania e autoestima, através da premiação com medalhas. Isso motiva os jovens”, relatou o comandante da Guarda Civil de Contagem, Levi Sampaio, sobre a iniciativa de criar um torneio de futebol feminino.

Representando o prefeito Alex de Freitas, o assessor parlamentar Maurício Noronha falou sobre a importância do futebol feminino na atualidade. “ Precisamos dar destaque e enfatizar o respeito à mulher, a não-violência contra elas. O futebol feminino vem pra aproximar mais a comunidade, a criançada, a escola. A prefeitura tem esse papel fundamental de incentivar, resgatar e promover a cidadania e boas ações como esta. Parabéns a todos envolvidos”, finalizou.

“Durante o campeonato, vimos a disposição e superação das jogadoras que participaram de todas as partidas, com garra e determinação. “Nós, da Guarda, acreditamos nelas e o resultado foi mais do que o esperado”, afirmou a chefe de grupamento da Guarda Civil de Contagem, Jaqueline de Assis Castro. Ela também agradeceu as escolas, alunos e professores que abraçaram a ideia. “Agradeço também aos professores que dedicaram um tempo para os treinos e por estimular cada equipe durante esse caminho, que pode ter sido difícil mas ninguém desistiu, todos abraçaram a nossa ideia e, por isso, o campeonato foi um sucesso”. Segundo a Guarda, para o próximo ano, a previsão é expandir projetos direcionados aos estudantes do município.

Confira a lista de alunas premiadas:

1º Lugar – E. M. Dona Cordelina Silveira de Matos

Yasmim de Magalhães Lara

Carla Eduarda de M. Pena

Nikolle Kauara S. Lima (Artilheira)

Cássia Maria de M. Pena

Maria Luíza Pereira Beltrão (Goleira menos vazada)

Lorena Gabrielly Brant

Aisla Nicole Santos

Kemelly Eduarda

2º Lugar – E. M. Domingos José Diniz Costa Belém

Ana Luiza da Silva