Ações de educação de Contagem são apresentadas em Conferência na Irlanda

Conferência debate modelos de aprendizagem no mundo ao longo da vida.

O prefeito Alex de Freitas foi destaque na 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem, realizada na cidade de Cork, na Irlanda. Na tarde desta terça-feira (19), o modelo de Cidade de Aprendizagem de Contagem foi apresentado aos participantes.

O público, formado por políticos, representantes das cidades que constituem a Rede Global de Ciências da Aprendizagem da Unesco, dos Estados Membros da Unesco, das Comissões Nacionais da Unesco, de organizações não-governamentais (ONG’s) e do setor privado de todo o mundo, pôde conhecer Contagem por meio dos setores econômicos, sociais e culturais. Alex apontou as ações que colocam o município como uma Cidade de Aprendizagem.

Foram mostrados os trabalhos do articulador comunitário, que são educadores que visitam as famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade social em busca de soluções para os problemas dos alunos. Alex ainda apontou iniciativas que proporcionam cultura e lazer população. Os investimentos na educação também foram pontuados, como ampliação de vagas e construção de escolas. Só neste ano foram 700 novas vagas na educação infantil. A primeira escola em tempo integral já é construída no bairro Arvoredo e outras sete, do mesmo modelo, serão feitas na cidade. “A transformação que queremos é impensável sem um ótimo sistema de ensino público. O projeto que desenvolvemos tem a opinião e o sonho da população. Estamos nas escolas e nas ruas de Contagem para construirmos um mundo melhor. Essa é a essência de nosso governo”, enfatizou Alex de Freitas.

A apresentação fez parte da solenidade de premiação de Cidade de Aprendizagem. Dezesseis municípios foram premiados pelos progressos na área da educação. Contagem foi o único no Brasil a receber o título. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prefeito, Alex de Freitas, anunciou que Contagem será candidata à sede da Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem em 2019. “Desejamos que nossas ações sejam conhecidas. Contagem está se preparando para ser uma cidade de aprendizagem por toda a vida”, finalizou Alex.

Reportagem: Júlio César Santos