Abertas inscrições para 1ª Mostra Audiovisual Escolar (MAVE) de Contagem

Estão abertas as inscrições para a 1ª Mostra Audiovisual Escolar (MAVE), projeto do Centro de Memória da Educação de Contagem que envolve a Secretaria de Educação (Seduc), a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e a Secretaria Municipal de Cultura.

A MAVE pretende promover o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica. O tema desta edição é “Minha Escola tem Memória” e a proposta é que os participantes produzam vídeos contando suas memórias e sentimentos com relação a escola, refletindo sobre como foi e como é estar longe do espaço escolar durante o período de pandemia.

Podem participar estudantes matriculados (as) nas escolas da Rede Municipal de Educação e na Fundação de Ensino de Contagem e os (as) profissionais da Educação (efetivos e/ou contratados) da Rede Municipal de Contagem e da Fundação de Ensino de Contagem lotados em uma unidade escolar.

Os (as) profissionais da Educação poderão participar individualmente (produzindo seus
vídeos) ou como “coordenadores” de grupos de estudantes, que podem ter de 2 a 5 pessoas.

Cursos de formação para a MAVE

Para auxiliar trabalhadores e trabalhadoras da Educação na produção dos vídeos, sejam de própria autoria ou orientando os estudantes, a Secretaria de Educação promoverá minicursos e palestras formativas.

O primeiro processo formativo abordará a temática de “Memória e Patrimônio Educativo” e será ofertada nos dias 26 e 31 de agosto e no dia 24 de setembro. Haverá certificação aos participantes. O minicurso será ministrado por Carolina Dellamore, historiadora da Seduc, Francisco Samarino, historiador da Secretaria de Cultura e Alexandra Ponsá, técnica da Diretoria de Políticas de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura.

Centro de Memória da Educação

O Centro de Memória de Educação, criado em 2021, tem por finalidade recuperar e divulgar a memória e a história da Rede Municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem e promover ações de valorização e preservação do patrimônio educativo material e imaterial do município junto às escolas e comunidade.

Para isso, realiza trabalho permanente de identificação, coleta, inventário, conservação, preservação e divulgação de documentos, fotos, registros e objetos relativos à memória e à cultura escolar de Contagem, incentivando e elaborando estudos e pesquisas sobre a história da educação.

Para mais informações da MAVE, acesse:

Para inscrição na primeira atividade formativa da MAVE, acesse: