Abertas as inscrições para o curso de medicina da PUC Contagem

Processo seletivo utilizará nota do Enem para ingresso. Valor da inscrição é de R$ 65. Oferta do curso fortalece a Rede Municipal de Saúde de Contagem

As inscrições para o curso de medicina da PUC Contagem já estão abertas. O processo seletivo 2018, aberto desde o dia 7 de maio, oferta 50 vagas e considera a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) (anos 2013 a 2017). As inscrições podem ser feitas até 11/6/2018. A instituição também irá ofertar cinco bolsas integrais aos candidatos inscritos exclusivamente para concorrer às vagas de bolsistas. Nesses casos, além de precisar concorrer exclusivamente às vagas de bolsistas e ser aprovado no processo seletivo, os candidatos precisam ser cidadãos brasileiros, possuir renda familiar mensal per capita não superior ao valor de um salário mínimo e meio e não possuir diploma de curso superior. Para os que pleiteiam as bolsas integrais, as inscrições estarão abertas até 21/5/2018. Das vagas em oferta, 90% destinam-se ao processo seletivo geral e 10%, ao de bolsas integrais. Para todos os casos, o valor da inscrição é de R$ 65.

O anúncio da abertura do curso foi feito ao prefeito Alex de Freitas pelo reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em fevereiro de 2017. Em outubro daquele ano, após uma visita de avaliadoras do Ministério da Educação (MEC) à PUC Contagem, o vice-prefeito William Barreiro recebeu membros do corpo docente da PUC e representantes do MEC para falar sobre a implantação do curso de medicina na cidade. Desde então, aguardava-se pela assinatura do documento legal autorizando a abertura do curso.

A autorização para o funcionamento do curso veio após reunião feita no mês passado (5/4), na qual foi assinada a Portaria Normativa nº 240, de 5/4/2018, que regulamenta o funcionamento do novo Curso de Medicina da PUC Minas Contagem. Com isso, a PUC Minas obteve a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso na cidade. Representando o prefeito Alex de Freitas e acompanhado de outras autoridades, o secretário de Saúde do município, Bruno Diniz, esteve em Brasília presente a esta reunião na qual a portaria foi assinada.

Marco para a cidade

A autorização ocorreu antes da suspensão da criação de novos cursos de medicina no país por cinco anos, por meio de uma outra portaria assinada pelo presidente Michel Temer e por Mendonça Filho em 5/4/2018. A medida vale tanto para instituições públicas federais, estaduais e municipais quanto para instituições privadas. A ampliação de vagas em cursos de medicina já existentes em instituições federais também fica suspensa pelo mesmo período.

Bruno Diniz salienta a importância da abertura de um curso de medicina situado no município. “Após várias reuniões e audiências, e antes da assinatura de um decreto que suspende a abertura de novas vagas de curso de medicina por cinco anos no Brasil, o curso de medicina da PUC Contagem foi autorizado. Este curso, bem como os outros já existentes em Contagem, fortalecerão a Rede Municipal de Saúde e promoverão uma rica troca de conhecimentos, fixação de novos profissionais, qualificação e ampliação das ações de saúde, de ensino pesquisa e qualidade de vida”.

Ressaltando que a PUC é uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do país, o prefeito Alex de Freitas destaca a relevância da instalação do curso no município. “A abertura do curso de medicina da PUC campus Contagem é um marco histórico para a cidade, que terá mais potencial para melhorar os serviços de saúde oferecidos à população”, atesta o prefeito.

Informações PUC Contagem: (31) 3319-4444.

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: PucMinas Contagem/Divulgação