“A literatura é meu foco, e com ela consigo melhorar a minha vida”, afirma jovem poeta do “Pensadores Fora do Eixo”

O estudante Lucas Thiago, de 18 anos, faz parte do grupo formado pela comunidade escolar da Funec Nova Contagem e se expressa por meio da poesia.

Com 18 anos, Lucas Thiago dos Santos é cheio de sonhos. Ávido por livros, bom de desenho e textos, sonoplasta e aprendiz de violão, ele almeja cursar engenharia. “Está dando dinheiro”, diz. Co-mo muitos, Lucas viveu maus bocados na adolescência e chegou a tomar antidepressivos para lidar com as angústias. Mas a vida deste jovem mudou depois que ele começou a participar do “Café com Leitura” e do “Pensadores Fora do Eixo”, grupos de incentivo à leitura e escrita formados pela comunidade escolar da Funec Nova Contagem.

Lucas cursa o 3º ano do ensino médio. O amor pela literatura o torna protagoniza da terceira reportagem da série “Pensadores Fora do Eixo”. “Eu era uma pessoa triste, que não conversava. Já tinha muitos textos e desenhos produzidos, mas os temas não me faziam bem e refletiam toda a minha revolta. No primeiro dia de 2019 comecei um projeto pessoal e me comprometi com as mudanças. Passei a frequentar o ‘Café com Leitura’ e a integrar o ‘Pensadores Fora do Eixo’ e isso foi uma forma de renovar a minha vida. Fiz novas amizades e estou apostando tudo na literatura. É o meu foco. Eu vou conseguir melhorar a minha vida com isso”, assegura.

O secundarista é um exemplo seguido pelo irmão mais novo, Gabriel Ângelo, de 12 anos, que já se aventura nos desenhos. “Quero ser um exemplo para ele e para outros jovens”, afirma Lucas.

Para ele, participar do “Pensadores Fora do Eixo” é uma forma de potencializar a criatividade, por meio da quebra de paradigmas e do exercício da crítica. “O eixo é o que estamos acostumados, é o dia a dia. Nos debates vamos desconstruindo o eixo, seus padrões, e acrescentando a singularidade que cada um tem dentro de si. Por exemplo, a tecnologia, que nós criticamos muito. Hoje em dia está todo mundo no celular e não nos livros. Então, ser leitor é estar fora do eixo, é sair do eixo”, avalia o jovem.

Atualmente, ele está lendo um livro sobre astronomia. Mas não abre mão do que a tecnologia tem de bom a oferecer e usa o celular para escrever textos e dar vazão aos sentimentos em forma de palavras.

Veia poética

Lucas acumulou muitos cadernos com textos, letras de música e desenhos, mas vem optando pelas trilhas poéticas como estilo literário para se expressar. “Os pensamentos que passam por minha cabeça são muito complicados e por isso tenho preferido escrever poesia, com rimas, para facilitar o processo”, relata o poeta.

Milene, mãe de Lucas, confidencia que o filho sempre teve aptidão para a escrita e o desenho. “Desde a 5ª série é assim. Ele começa a escrever e não para”, diz. “Tenho muito orgulho do meu filho, que me honra como mãe. Deito minha cabeça no travesseiro e não tenho preocupação com ele”, acrescenta Milene.

Confira as redes sociais do “Pensadores Fora do Eixo” e da Biblioteca Cora Coralina:

https://www.facebook.com/bibliotecacoracoralinaanaguedes/

https://instagram.com/pensadoresforadoeixo?igshid=1u2gorqcjhkv9

Reportagem: Carolina Brauer
Foto: Ricardo Lima
Publicação: 08/08/2019