À comunidade Escolar

Hoje abordaremos a décima competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), findando, assim, nossa série de publicações sobre as dez competências gerais. A última competência fala sobre a Responsabilidade e cidadania, sendo descrita para a BNCC (2017, p.10) como: CLIQUE AQUI.

Podemos observar que as competências gerais indicadas pela BNCC relacionam-se com todas as áreas de conhecimento, inter-relacionando-se e desdobrando-se “no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de valores e atitudes, nos termos da LDB” (BRASIL, 2017, p.9). CLIQUE AQUI.

Ao analisarmos a competência geral 10, é importante compreendê-la nas dimensões ética e coletiva, que os estudantes “busquem decisões e ações que impliquem em fins solidários, democráticos e inclusivos e, sobretudo, que esta ética esteja pautada pela vida coletiva” (MATTOS, 2020).

Mattos (2020) nos mostra que esta competência se divide em três dimensões: responsabilidade, valores e cidadania. Estas dimensões se ramificarão em subdimensões.

Rosi Rico (2019?) aprofunda o olhar sobre as subdimensões, indicando ser necessário o desenvolvimento destas pelos estudantes no decorrer do Ensino Fundamental.

“Incorporação de direitos e responsabilidades: devem conseguir posicionar-se em relação a direitos e responsabilidades indo além de seus interesses individuais e considerando o bem comum.
Tomada de decisões: precisam possuir consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos.

Ponderação sobre consequências: necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento.

Análise e incorporação de valores próprios: vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o que é certo a se fazer antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão.

Postura ética: reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões.

Participação social e liderança: realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola.

Solução de problemas ambíguos e complexos: ficar confortável e sentir interesse por lidar com desafios do mundo real que demandam de novas abordagens e soluções”.

Indicamos uma atividade e um vídeo que se relacionam com a temática aqui abordada. A atividade encontra-se anexa ao texto e o vídeo pode ser acessado via leitura do QR Code abaixo com a câmera de seu smartphone.

Esta publicação encerra nosso ciclo sobre as dez competências gerais da BNCC e, em nossa próxima publicação, indicaremos cursos sobre cada competência, para que você possa aprofundar seus conhecimentos. Até mais!

Referências:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 08 out. 2020.

MATTOS, Pablo. Responsabilidade e cidadania – Competência geral 10 da BNCC. 2020. Curso livre. Futura. Disponível em: < https://www.futura.org.br/cursos/responsabilidade-e-cidadania-competencia-geral-10-cg10/>. Acesso em: 07 out. 2020.

RICO, Rosi. Competência 10: Responsabilidade e cidadania. [2019?]. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/14/competencia-10-responsabilidade-e-cidadania>. Acesso em: 08 out. 2020.

SIMPLIFICA. Trilhas de aprendizagem ativa – Semana 8 – Mundo do trabalho e projeto de vida – 6º ano – Dia 3 – O seu lugar na teia da vida. 2020. Disponível em: <https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vSfvTGwqubuDjWkyOpGsdtR_PygRY1WV3uWjITswGlU-RNqZyJP9sqv3ckVMqBJtJx8kPwT9ZaOldoW/pub?start=false&loop=false&delayms=3000&slide=id.g74be87df5e_0_1532>. Acesso em: 13 out. 2020.