À comunidade escolar

Caros dirigentes, pedagogos, professores, familiares e estudantes,

Estamos de volta, com uma sugestão. Que tal aproveitar esse período de atividades remotas para revisar, discutir e atualizar o PPP da sua escola?

O Projeto Político Pedagógico e a inclusão escolar são os temas desta edição. CLIQUE AQUI.

Sobre o PPP

Você participou da elaboração?
Acredita na importância da participação de toda comunidade escolar na discussão do PPP?
Já leu o PPP depois de pronto?
Os conteúdos do PPP condizem com o atendimento educacional oferecido aos estudantes/ às famílias?
As orientações sobre a Política de Educação especial são utilizadas no planejamento dos projetos, das aulas e das diversas atividades escolares?
O PPP reflete a realidade da oferta educacional da escola?

O que diz a legislação?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBEN 9.394/96, em seu art.12, inciso I,

Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I – elaborar e executar sua proposta pedagógica;

O Projeto Político Pedagógico é, portanto, um documento obrigatório na Gestão Escolar e deve ser revisto anualmente e, atualizado, quando necessário.
O processo de construção do PPP deve ser coletivo e deve contemplar o tipo de sociedade e o modelo de educação voltado para todos: professores, estudantes, comunidade em geral, bem como o perfil do cidadão que pretende-se formar.

Ainda na LDBEN, nos artigos destacados abaixo, são apresentados os princípios que devem ser seguidos na elaboração do PPP. Observe:

Art. 12: informação aos pais;

Art. 13: elaboração de proposta pedagógica;

Art. 14: gestão democrática;

Art. 15: autonomia da escola.

Para elaborar o PPP é preciso refletir e discutir…

Qual a missão da escola na sua comunidade?
Que tipo de relacionamentos queremos?
Quais transformações podemos fazer?
Que cidadão queremos formar?
Quem são nossos estudantes?
Qual a realidade de vida deles?
Quais necessidades eles apresentam?
Quantos são?
Qual o rendimento de nossos alunos?
Qual o índice de aprovação?
Número de faltas;
Quais disciplinas apresentam mais dificuldades?
Quais recursos possuímos: humanos, financeiros e tecnológicos?
Quais são as diretrizes pedagógicas da escola?
Em qual Referencial teórico a política educacional se baseia?
Como se dá o processo de planejamento pedagógico?
Quais as estratégias e técnicas didáticas serão utilizadas para atender nossa clientela?
Como é a política de formação continuada dos profissionais da educação?
Qual o plano de ações previsto para melhorar o rendimento dos estudantes e suas aprendizagens? (Plano de Desenvolvimento das Aprendizagens);
Está prevista reforma na rede física?
Haverá ampliação de vagas?
Está prevista a compra de equipamentos?
Quais são os projetos especiais da escola?

Perguntas Importantes

Quando pensamos na clientela, lembramos de todos?
Quando levantamos os dados de aprendizagem, consideramos as especificidades de cada estudante?
Quanto escolhemos os recursos didáticos, quais necessidades queremos atender?
Pensamos nas diretrizes pedagógicas para TODOS?

Estrutura do PPP

Identificação do estabelecimento;
Coordenação geral;
Apresentação;
Metodologia de ensino;
Justificativa;
Objetivos;
Informações sobre a escola: histórico, espaço físico, serviços, caracterização dos recursos humanos, comunidade, expectativas, inclusão, entre outros;
Informações sobre referencial teórico;
Proposta de critérios de ação;
Plano de ação;
Avaliação;
Referências bibliográficas.

Sobre a Inclusão Escolar

Destacamos que toda intervenção na rede física para garantir acessibilidade deve estar devidamente descrita no PPP: rampa, elevador, banheiro adaptado, piso tátil, entre outras.
A oferta do serviço complementar e suplementar do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a existência da Sala de Recursos Multifuncionais, bem como a oferta de profissionais de apoio à inclusão: cuidador, monitor, intérprete e instrutor de Libras também devem constar na organização do atendimento escolar.

A obrigatoriedade da elaboração do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), a disponibilidade de Recursos didáticos paradidáticos, como livros acessíveis, kit especial de material escolar para cegueira e baixa visão, recursos de tecnologia assistiva como mesa alfabetizadora, Teclado Mutifuncional TiX, e os projetos especiais para os estudantes com deficiência fazem parte do conteúdo do Projeto Político Pedagógico da escola.

Até a próxima edição.

#cuidem-se. A pandemia ainda não acabou.