A BIBLIOTECA “SALA DE AULA”

Cléria Mara Portelo Guimarães de Carvalho

RESUMO
O vínculo presencial com a escola está suspenso, mas precisamos aprender a usar a tecnologia a favor do conhecimento e da aprendizagem. O uso da tecnologia pode corroborar com os educadores na aplicação de metodologias mais ativas, dinâmicas e interativas; por outro lado, pode auxiliar os estudantes, de forma efetiva, na busca de respostas, por meio de pesquisas assertivas e eficientes, para o aprofundamento de conteúdos e saberes.
Nesse contexto, a palavra da vez é ressignificação. O mundo em que estávamos acostumados a viver está passando por transformações e o “novo normal” está imperando nesses dias. As escolas e, por consequência, as bibliotecas escolares também estão procurando se adequar a essa nova realidade. Incentivar a leitura, fomentar a pesquisa e ser parceira no processo ensino-aprendizagem continuam sendo responsabilidades da biblioteca e daqueles que nela atuam. Este novo momento exige adaptação do espaço e, atuação criativa e dinâmica do profissional. Procurando atender às demandas para este tempo, a equipe do Instituto Educacional de Contagem – IEC, da Fundação de Ensino de Contagem – Funec, Unidade Industrial, tem se reunido, virtualmente, pesquisado bastante e discutido formas para tornar a biblioteca da unidade ativa, dinâmica e participativa, neste cenário de atividades remotas em que estamos inseridos. A ideia visa proporcionar aos estudantes um espaço onde a leitura, a troca de experiências e o aprendizado estejam em consonância e, contribuir para superar esse momento da melhor forma possível.
Palavras-chave: Biblioteca escolar; Atividades virtuais e remotas; Ações de leitura.

Para ter acesso ao projeto na íntegra e, aos demais arquivos referentes ao projeto, click nos links abaixo:

Projeto:

http://iniciacaocientificafunec.funecriacho.com.br/2020/08/10/a-biblioteca-sala-de-aula/

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=GvrUIMEGv1Q

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=7NpIlL-mL6k