2020: GRANDES DESAFIOS, BOAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADOS

2020 chega ao fim, o tempo passou depressa! A pandemia da Covid-19, que chegou em março, com força total, fazendo o mundo inteiro parar, incrivelmente, por causa de um ser microscópico, impossível de ser visto a olho nu, mas com um poder absoluto de destruição, frente à fragilidade da vida humana. Estamos vivendo um momento difícil, diferente, cheio de preocupações e angústias. O cotidiano de antes se transformou no “Novo Normal” de agora e, de repente, nossa vida mudou, tivemos que nos reinventar, criar novos hábitos, deixar de lado costumes antigos e buscar outras formas de continuar vivendo.

Estamos vivendo uma possível 2ª onda da pandemia sem, ao menos, terminar a 1ª. O sentimento de tristeza e de perda ainda persiste, nossa realidade continua muito difícil. Não sei se devemos agradecer e admirar o Coronavírus, ou se devemos condená-lo à pena máxima. Sinto-me entristecida com tantas vidas perdidas, tantas famílias que perderam seus entes queridos, pais que ficaram sem os filhos, e filhos que terão que aprender a ficar sem os pais. Tudo isso é desolador!

Mas, assim como eu, todos que acreditam na vida eterna, seja por meio da reencarnação ou, pela ressurreição, têm a certeza de que a vida continua, embora em outra dimensão, em outro plano. Acreditam que essas pessoas não partiram em vão, elas levam consigo uma mensagem de paz, de amor, de vida, uma sensação de dever cumprido, pois, assim como a morte das sementes é necessária para que a vida aconteça, essas vidas que estão indo parecem ter missão de transformar e de melhorar a caminhada de quem fica. Estamos sendo chamados a sermos mais humanos, mais solidários, mais criativos e menos egoístas e egocêntricos. Temos a esperança que, após tudo isso passar, seremos pessoas melhores.

E, para aqueles que não acreditam na possibilidade da vida eterna, o Coronavírus é, simplesmente, um ser vivo, que luta pela sobrevivência na sua natural cadeia alimentar, sendo, portanto, necessário e útil para o equilíbrio da vida no planeta, e digno de toda sua admiração e respeito.

Diante de tudo isso, é possível dizer que, em alguns aspectos, agradecemos à Covid -19, quando nos sobrou mais tempo para cuidar da casa e dos filhos, quando o relógio não marcou mais a nossa hora de levantar, quando tivemos mais tempo livre para ler, cuidar das plantas, dos bichos…tempo para ficar sem fazer nada, relaxar, refletir e lembrar que a vida é uma dádiva divina, e saber viver é um constante aprendizado.

Podemos afirmar que, nesse período, aprendemos muito, tivemos a oportunidade de levar ao nosso público alvo, conteúdos de informação e entretenimento muito interessantes, esclarecedores e de fácil entendimento.

Tentamos, de todas as formas possíveis, colocar as bibliotecas em evidência, mostrando a todos suas potencialidades, no sentido de incentivar a promoção da leitura, bem como sua importância na formação de leitores críticos e conscientes do seu papel social.

Conhecemos e publicamos trabalhos brilhantes e ações superinteressantes de nossos alunos, professores e demais educadores. Foi um momento ímpar de trocas de experiências e de reciprocidade de sentimentos. Acreditamos ter cumprido nossos objetivos, e desejamos a todos um ano de 2021 mais estável, com mais saúde, mais respeito a natureza, mais amor à vida e, sobretudo, com menos racismo, menos corrupção, menos violência… e que o Coronavírus desista de nós, antes que desistamos dele.

A todos, o nosso abraço caloroso, na esperança de um futuro melhor!

Equipe responsável pelos conteúdos publicados no espaço “Doses do Conhecimento”, do blog Estuda Contagem:

· Rodrigo Lobo Leite

· Rosania Maria de Souza