20 de novembro – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos três líderes do maior quilombo do Brasil, que foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695. Por este motivo, o dia 20 de novembro foi escolhido para celebrar a resistência da população negra contra a opressão, o racismo, a intolerância e a desigualdade social em nosso país. É um marco para o debate das políticas de ações afirmativas para o acesso dos negros à educação, à saúde e à justiça social.

Mais um pouco da história: (CLIQUE AQUI)

Os africanos que aqui chegaram trouxeram grandes contribuições para a construção da cultura do nosso país: a dança, a música, a religião, a culinária e a matemática, entre outros. Podemos destacar também algumas brincadeiras como o jogo da “Mancala”. Mancala é um jogo de raciocínio lógico-matemático, cultivado na África há 7 mil anos, que é semelhante ao jogo de xadrez cultivado no Ocidente. A palavra “Mancala” tem origem na palavra árabe “nagaal” que significa “mover”. O jogo está relacionado à semeadura, pois o seu principal objetivo era simular o ato de semear: a germinação das sementes na terra, o seu desenvolvimento e sua colheita.

Na costa ocidental da África, a modalidade mais praticada é a Wari, que também pode ser chamado de Awelé. O jogo é composto por um tabuleiro com duas filas de seis covas e, geralmente, era passado de geração a geração. Esse tabuleiro também indicava as classes sociais de quem jogava o jogo: a classe menos favorecida jogava com escavações feitas na areia, e as classe mais favorecidas tinham tabuleiros sofisticados : muitos eram feitos de rubi e safira.
Faça você mesmo!

Você poderá também construir um tabuleiro utilizando:

Caixa de ovo; escavações feitas na terra; madeiras que tenham escavações; garrafas Pet; círculos feitos em papelão.

Assista abaixo a alguns vídeos que ajudarão na tarefa:

•Como fazer tabuleiro de mancala. CLIQUE AQUI. 
•Como fazer tabuleiro de mancala de material reciclável. CLIQUE AQUI. 

Para as peças, você poderá usar 36 sementes, que podem ser: feijão; pedras; botões; tampas de garrafas Pet; dados.

Hora da brincadeira

Agora é hora de chamar a família e, com o auxílio das sementes que vocês escolherem, começar o jogo.

Regras:

– Podem participar 02 jogadores (semeadores);
– O objetivo do jogo é capturar o maior número de sementes.

Preparação para o jogo:

Cada jogador ficará com uma fileira de seis buracos, considerado o seu campo. À direita de cada jogador, deve ficar um potinho reservado para depositarem as sementes capturadas.
Para dar início ao jogo, cada cavidade do tabuleiro receberá três sementes, totalizando 36 sementes. Vale lembrar que milho, feijão, pedrinhas, bolinhas de gude, contas, entre outros, podem ser utilizados.

Cada jogador ficará de frente para a fileira que lhe pertence. O primeiro jogador deverá escolher uma de suas covas (cavidades), pegar todas as sementes do reservatório e distribuí-las nas covas seguintes, de forma a tentar percorrer todas as cavidades do tabuleiro no sentido anti-horário, sempre deixando uma semente em cada casa até que elas acabem. Sempre que passar por seu reservatório, deve-se colocar uma semente e nunca colocar sementes no reservatório do adversário.

Caso a última casa a ser deixada uma semente seja o seu próprio reservatório, o jogador ganha a oportunidade de jogar novamente; caso contrário, o jogador cede a vez ao seu concorrente.

O jogo acaba quando uma das fileiras estiver vazia e ganha o semeador que possuir o maior número de sementes!

Segue um vídeo que ensina você e sua família a jogar esse importante jogo de estratégia: AMA Quarentena vídeo 12 – Como jogar Mancala! CLIQUE AQUI.

Hora de produzir textos.

Após a brincadeira, você escreverá sobre o jogo. Conte-nos como foi esta experiência em família: quem participou; se gostaram ou não; quem errou mais; quem acertou mais; e algo de engraçado ou diferente que tenha acontecido durante o jogo.

REFERÊNCIAS

Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm> Acesso em 16 de nov. de 2020.

Pixabay, Disponível em: <https://pixabay.com/pt/images/search/mancala/> Acesso em: 17 de nov, de 2020.

Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ganz%C3%A1/https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/> Acesso em: 16 de nov. de 2020