20 DE JULHO – DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE

O Dicionário Online de Português define a amizade como sendo um “substantivo feminino, afeição, estima, dedicação recíproca entre pessoas: laços de amizade (…)”. Na prática, entendemos esse sentimento como algo essencial a nossa vida, que nos permite confidenciar e compartilhar emoções, tanto alegres quanto tristes, tendo a certeza de que não estamos sozinhos, que alguém em algum lugar, mesmo distante, está disposto a nos ajudar, ainda que seja somente para ouvir nossos desabafos.

Esse sentimento é tão importante, que mereceu uma data específica para ser lembrado. Segundo a Wikipédia, o “Dia do amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai, Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem à lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.” (WIKIPÉDIA, 2020).

Vale ressaltar, ainda, que esse sentimento é considerável, também, para o bem-estar, físico, mental e social do indivíduo. Essa premissa é ratificada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, ao dizer que “ter amigos traz benefícios tanto para a saúde mental como física, pois vínculos afetivos despertam as emoções positivas, promovendo bem-estar”.

No vídeo que apresentamos hoje, Ricardo Bezerra, no seu canal “Direito Cultura & Arte com Ricardo Bezerra”, nos fala sobre o “Dia do Amigo” e expõe algumas curiosidades a respeito dessa data.

Para assisti ao vídeo, click no link: https://www.youtube.com/watch?v=ftdd18bhFgM