Secretário cobra melhorias do prestador de análises clínicas

A partir desta segunda (23), os resultados de exames serão disponibilizados nos postos de coleta onde foram feitos e pela internet

Com o objetivo de discutir questões relacionadas ao funcionamento do laboratório de análises clínicas da rede SUS/Contagem, uma equipe composta por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu-se na terça-feira (17) com representantes do prestador análises laboratoriais do município, o Grupo Santa Casa. Foram debatidos temas como a execução contratual e o funcionamento dos postos de coleta.

Bruno Diniz, presente à reunião, afirma que as definições e acordos feitos irão melhorar a prestação do atendimento à saúde da população de Contagem. “Essas melhorias irão ocorrer não só no ambiente hospitalar e nas unidades de pronto atendimento, mas também no funcionamento dos exames eletivos, coletas, resultados e, ainda, nas coletas domiciliares, para que atrasos e outros problemas não aconteçam novamente”, assegura Bruno.

De acordo com o secretário, o laboratório já foi notificado cinco vezes por causa de reclamações de usuários. “A equipe técnica está instruída a acompanhar todo esse processo de perto, e a população deve continuar cobrando e exigindo as melhorias necessárias, é um direito dela. Nossa missão é trabalhar pelo aprimoramento da qualidade e do acesso à rede SUS/Contagem. Nunca houve e nem nunca haverá falta de transparência e de ações concretas neste governo”, assevera Bruno.

Na oportunidade, foram acordadas importantes iniciativas. Uma delas é referente à resolução de pendências e atrasos já configurados: até o dia 31 de outubro, todos os exames pendentes deverão ser disponibilizados aos respectivos usuários.

Além disso, a partir desta segunda-feira (23), os resultados dos exames serão também disponibilizados pela internet, para acessar clique aqui. Quando fizer a coleta, o usuário receberá um protocolo, com senha e login, para ter acesso a todos os seus resultados pelo referido endereço.

Ficou ainda decidido que a entrega física de todos os resultados dos exames deverá ser feita apenas nos postos onde as coletas foram feitas. A entrega será efetuada de segunda a sexta-feira, sempre no período da tarde, de 13h às 17h, na data indicada. “Ou seja: os resultados não serão mais enviados à toda a rede de saúde, como vinha sendo feito, evitando assim não só o extravio, mas também melhorando a organização da entrega dos resultados”, explica Bruno Diniz.        

A cidade conta com 15 postos de coleta já funcionando desde a segunda quinzena de julho (clique aqui para ver os endereços) e, em novembro, mais um local entrará em funcionamento, totalizando 16 postos espalhados pelos oito distritos sanitários da cidade, dois por distrito.

Data: 23/10/2017

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Fábio Silva