Secretaria de Saúde realiza testes rápidos em usuários e trabalhadores da Ceasa Minas

Ação em como forma é mapear e reduzir a circulação do vírus

A Secretaria de Saúde de Contagem segue trabalhando no combate ao coronavírus. Para identificar novos casos do vírus no município e fazer o mapeamento epidemiológico da doença foi realizada na Central de Abastecimento De Minas Gerais (Ceasa), a testagem dos trabalhadores e frequentadores. Os testes rápidos foram realizados por equipes de saúde do Distrito Sanitário Ressaca.

As pessoas que fizeram o exame passaram primeiramente pela triagem, na qual foram realizadas medição de temperatura e orientações.

Os testes seguiram as recomendações do Ministério da Saúde, dando prioridade às pessoas que apresentavam sintomas de síndrome gripal (febre, tosse seca, cansaço, coriza).

Ao todo 520 pessoas foram atendidas e 441 passaram pelo teste rápido. As pessoas que apresentaram sintomas gripais durante a triagem foram encaminhadas para Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o administrador do Distrito Sanitário Ressaca, Jorge Romero Ortiz, os pacientes que testaram positivo para a doença foram notificados e encaminhados à Unidade de Saúde. “Eles terão que cumprir o isolamento social de 14 dias e serão acompanhados pelo sistema de telemonitoramento da SMS, evitando a contaminação de mais pessoas”, concluiu.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as Unidades Básicas de Saúde estão oferecendo o teste rápido para os usuários que estiverem apresentando sintomas gripais.

O serviço é voltado para pessoas que fazem parte do grupo de risco (idosos acima de 60 anos), pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, baixa imunidade, obesidade) e também para pessoas economicamente ativas (de 15 a 59 anos), de acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS).

 

 

Repórter: Milla Silva
Foto: Fábio Silva
Data: 09/07/2020