Secretaria de Saúde monitora pacientes em isolamento domiciliar por casos suspeitos do coronavírus

Força-tarefa composta por oito profissionais da saúde monitoram diariamente, via telefone, aproximadamente de 133 pacientes que estão nos seus domicílios

Por meio de um questionário, os profissionais de saúde avaliam, via telefone, a evolução do quadro clínico e fazem as devidas orientações sobre o isolamento domiciliar, ou indicam encaminhamento para o serviço de saúde adequado.

 

Entre as várias ações promovidas para proteger a população e combater a pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), criou uma força-tarefa para acompanhamento dos pacientes que foram avaliados e notificados pela rede de saúde como casos suspeitos da Covid-19 e estão em isolamento domiciliar.

Ao todo, oito profissionais da saúde monitoram diariamente, via telefone, aproximadamente de 133 pacientes que estão nos seus domicílios. As ligações serão feitas durante toda a quarentena. O objetivo é avaliar os sintomas e o quadro do paciente, seguindo os protocolos do Plano de Contingência elaborado pela Secretaria de Saúde de Contagem.

Por meio de um questionário, os profissionais de saúde avaliam a evolução do quadro clínico e fazem as devidas orientações sobre o isolamento domiciliar, ou indicam encaminhamento para o serviço de saúde adequado.

“A equipe monitora diariamente e, com isso, detecta precocemente os sinais de agravamento. Nesse cenário de isolamento, de não poder ter contato físico com as pessoas, o monitoramento via telefone otimiza o trabalho da saúde. A população está sendo assistida em tempo real, as atualizações estão sendo feitas constantemente”, destacou o superintende de urgência e emergência, Vinicius Pimenta.

 

Repórter: Nelson Augusto

Foto: Fábio Silva

Data: 26/03/2020