Secretaria de Saúde de Contagem 2º Seminário Municipal de Reabilitação Psicossocial

O seminário foi direcionado para os usuários, familiares, profissionais dos serviços de Saúde Mental do município

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o 2º Seminário Municipal de Reabilitação Psicossocial – TEIA (Território, Entrelaces, Inclusão e Autonomia).  No seminário foi compartilhados relatos dos usuários sobre suas vivências na inclusão no trabalho. O seminário foi direcionado para os usuários, familiares, profissionais dos serviços de Saúde Mental do município; profissionais da Assistência Social (CRAS e CREAS) e parceiros institucionais (empresas).

Segundo o usuário Cláudio Castilho Alves, as ações feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Industrial pelos assistentes sociais e do TEIA ajudam-no em sua reinserção no mercado de trabalho. “Agradeço muito a todos do projeto pela oportunidade e pela chance dada”, completou Cláudio.

O evento aconteceu no auditório do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais – CIEMG, onde houve apresentação do Projeto de Inclusão no Mercado de Trabalho Formal e discussão sobre a reabilitação psicossocial. De acordo com a articuladora do Projeto TEIA, Sarah Ferreira, “o projeto é uma forma de possibilitar a autonomia dos pacientes de saúde mental por meio do exercício do trabalho e resgate da autoestima deles”, informou.

O que é o projeto TEIA?

O TEIA (Território, Entrelances, Inclusão e Autonomia) foi criado pela profissional da Rede Municipal de Saúde, Pollyana Lúcia. O projeto se expandiu há dois anos e tem, no mínimo, um ponto em cada distrito. O ponto principal fica na UBS Jardim Industrial, coordenado pela Pollyana Lúcia. O programa é composto por três círculos de ações: ambientais, artístico-culturais e intersetoriais.

 

Repórter: Tayna Oliveira

Foto: Adelcio Barbosa

Data: 29/11/2019