Secretaria de Saúde capacita conselheiros e servidores

O curso foi realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG)

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nessa quinta-feira (13) a Capacitação de Conselheiros Atores em Educação Permanente e Controle Social no SUS Contagem. O curso realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG).

O objetivo deste projeto é discutir sobre os processos de gestão do SUS. O evento contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre servidores e conselheiros de saúde. A subsecretária de Assistência à Saúde, Kênia Silveira Carvalho, destacou que uma das prioridades da gestão do prefeito Alex de Freitas é o investimento na capacitação dos servidores.

Kênia Carvalho destaca a importância da parceria com a Escola de Saúde Pública. “Esse é mais um grande projeto voltado para a capacitação que não envolve somente os conselheiros de saúde, mas os servidores também participam”.

A diretora da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Lenira Maia destaca que a capacitação tem o objetivo de fortalecer o controle e participação pessoal. “As ações do SUS só farão sentido se construirmos juntos”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Contagem, Ronaldo Gontijo, reforça a participação tanto dos conselheiros, que representam a população, quanto dos servidores. “O pilar para a construção do SUS ao longo de sua criação é a participação popular”, destaca Ronaldo.

Capacitação
O projeto é composto por quatro ações educativas a serem realizadas ao longo do segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. O gestor, trabalhador, usuário ou liderança comunitária interessada em participar da capacitação deverá entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde pelo telefone: (31) 3472-6260

 

Repórter: Lucas Santos

Foto: Fábio Silva

Data: 14/09/2018