Saúde Mental: a conscientização é fundamental

Nesta quarta-feira (10), se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental

Vistos como grande tabu pela sociedade, os problemas mentais têm se agravado entre a população mundial. Os sintomas, diagnosticados em sua fase inicial, muitas vezes são confundidos com ansiedade, estresse e/ou depressão. Nesta quarta-feira (10), se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Segundo o coordenador de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, Willy Simões, é uma data para conscientizar a população sobre as causas das doenças psíquicas. “A sociedade que vivemos com excessos de cultura do imediatismo, excesso de redes sociais, necessidade de auto-afirmação aumenta os casos de doenças mentais, como por exemplo, a depressão. A saúde mental é fundamental para que possamos exercer qualquer atividade diária”.

Oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Política Nacional de Saúde Mental, Contagem tem unidades voltadas exclusivamente para a Saúde Mental. Os usuários que apresentarem sofrimento em função de transtornos mentais já identificados ou suspeitados devem procurar ajuda nas equipes de PSF ou nos Centros de Saúde, que estarão capacitados para acolher e dar o devido encaminhamento ao problema.

Caso necessário, os usuários são encaminhados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura. Além de atender pessoas com transtornos mentais, estes espaços acolhem usuários de álcool, crack e outras drogas modificando a estrutura da assistência à saúde mental.

Os usuários com distúrbios mentais, antes encarcerados em manicômios, sendo submetidos a torturas físicas e psicológicas passaram a receber um verdadeiro tratamento, direito ao cuidado, e a não serem apenas excluídos pela sociedade.

Dia mundial da Saúde Mental
Criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, a data tem como objetivo de combater o preconceito, conscientizar a população e chamar a atenção pública para a questão da saúde mental no mundo.

No Brasil, transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa de incapacidade para o trabalho, correspondendo a 9% da concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, de acordo com dados do 1º Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade (Secretaria de Previdência/Ministério da Fazenda/2017).

Centro de Atendimento a Saúde Mental em Contagem:
CAPSI – Rua Urucuri nº 130, Novo Eldorado.
Telefone: 3356-3307 e 3392-1927

CAPS III Eldorado – Rua Marguerita Fontanarezza nº 106, Eldorado.
Telefone: 3355-1558 e 3352-2252

CAPS AD – Rua Sevilha nº 110, Santa Cruz.
Telefone: 3398-7378 e 3398-9922

CAPS III Sede – Rua Felisbino Pinto Monteiro nº 1099, Praia.
Telefone: 3352-5822 e 3352-7215

Centro de Convivência Horizonte Aberto – Rua Livorno nº 96, Santa Cruz.
Telefone: 3352-5350

 

Repórter: Ágatha Dumont (sob supervisão de Lucas Santos)

Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Data: 10/10/2018