Saúde do homem foi tema de ação no restaurante popular Ressaca

Atividade faz parte da semana de conscientização sobre o Novembro Azul que ocorre em diversos equipamentos da Segurança Alimentar

Quem almoçou no restaurante popular Ressaca no início da tarde dessa quarta-feira (22), foi convidado a participar da ação de conscientização do Novembro Azul.  Atividade promovida pela Prefeitura de Contagem, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, em parceria com a Secretaria de Saúde e Distrito Ressaca. O evento também teve o incentivo do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan).

 O restaurante popular Ressaca foi o primeiro a receber essa ação, que ocorre durante as últimas semanas de novembro. Os profissionais da Secretaria de Saúde fizeram a aferição da pressão, entrega de preservativos e acompanhamento médico, sanando dúvidas sobre à saúde do homem, e prevenção de doenças como o câncer de próstata, e ligadas ao tabagismo.

 Contribuíram para a ação os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combates a Endemias (ACE) e acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além da presença da equipe da Zoonoses que falou sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, na prevenção das doenças como Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya.

A equipe do Distrito Ressaca promoveu a entrega de informativos retratando a saúde do homem. Tabagismo, Tuberculose, câncer de próstata foram alguns dos temas abordados.

Para a senhora Maria Luiza Marques Vieira, de 66 anos, a ação é muito positiva. “Eu acho muito bacana, é uma bela iniciativa da Prefeitura de Contagem, aqui vem muita gente então fala com muitas pessoas”, disse. 

before

Saúde do homem foi destaque da ação

   O gerente da Unidade Básica de Saúde da Vila Perola, Anderson Borges informou que o restaurante Popular Ressaca cedeu o espaço para que fosse feito, ali, o dia D do Novembro Azul, que é o dia de conscientização em relação as doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata, as doenças sexualmente transmissíveis e o tabagismo. “Viemos com a equipe completa médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, com a disponibilização de materiais impressos, material para exames rápidos como aferição de pressão e médicos para tirar dúvidas dos usuários”, informou o gerente.

O médico da Equipe 38, Flávio Coelho, falou da importância da prevenção. “Nesse mês todas as unidades de saúde estão preparadas para oferecer exames preventivos para os homens, principalmente, com relação ao câncer de próstata”, destacou o médico. Flávio frisou ainda que “o câncer de próstata é o câncer que mais acomete o homem. É o câncer que mais causa morte entre os homens. A prevenção é importante”.

A ação também foi marcada pela apresentação dos músicos Cássia e Milton. Por uma iniciativa dos restaurantes populares em firmar parcerias com artistas locais que, de forma voluntária, divulgam seus trabalhos durante as refeições e em eventos nos restaurantes.  

No período da tarde, os funcionários do restaurante participaram da palestra promovida pelos profissionais da Saúde abordando temas como câncer de mama e próstata.

Confira programação restante 

– Dia 24/11/17 – Restaurante Popular Eldorado

10h30 às 14h – Panfletagem com material informativo e orientações sobre câncer de próstata, aferição de pressão, orientações sobre DST, AIDS. 

– Dia 28/11/17 –  Banco de Alimentos 

14h – Palestra para os beneficiários e funcionários sobre câncer de mama e próstata, seguido de panfletagem com material informativo e orientações sobre câncer de próstata, aferição de pressão, orientações sobre DST, AIDS.  

– Dia 30/11/17 – Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf)

9h30 – Palestra para os funcionários e público sobre câncer de mama e próstata, seguido de panfletagem com material informativo e orientações sobre câncer de próstata, orientações sobre DST, AIDS.

Data:23/11/2017

Repórter: Ketrily Andrade

Foto: Elias Ramos