Saúde do Homem é tema para ser tratado permanentemente

Homens não costumam procurar pelas unidades de saúde antes do adoecimento, mas esse comportamento pode favorecer mortes por cânceres, como o câncer de próstata, uma das principais causas de falecimento masculino entre homens com mais de 40 anos. O urologista é o profissional indicado para esse tipo de demanda. Em Contagem, CCE Iria Diniz oferta mais de 500 consultas mensais com esse especialista

O Novembro Azul, campanha que chama a atenção para a saúde do homem, já acabou, mas falar sobre a prevenção da saúde masculina deve ser uma atitude permanente: os homens costumam procurar as unidades de saúde somente quando enfermidades que poderiam ser prevenidas ou tratadas já se agravaram. É preciso que haja uma mudança de comportamento dos homens, para que frequentem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e se cuidem mais.

“A consulta do homem na UBS é importante para que possam ser feitos exames que detectem doenças antes que estejam em estágios avançados”, reforça a superintendente de Atenção à Saúde (SAS), Diana Barbosa. O encaminhamento ao urologista, quando necessário, pode fazer a diferença entre vida e morte masculina. No Brasil, segundo o Inca/Ministério da Saúde (MS), um homem morre a cada 38 minutos por causa do câncer de próstata. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que tem como principal função, juntamente com outras glândulas, produzir o esperma, e é o urologista o especialista que define junto ao paciente a melhor modalidade de tratamento caso um tumor na próstata seja detectado, de acordo com as características de cada pessoa.

Em Contagem, são ofertadas aproximadamente 560 consultas mensais com urologista no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, uma média de 140 consultas por semana. O equipamento conta com três urologistas. Um deles é o médico Carlos Fabricio Sousa de Almeida, que na semana passada concedeu entrevista ao Portal da Prefeitura de Contagem sobre o câncer de próstata (disponível AQUI ).

Homens morrem mais, diz Fiocruz

Pesquisa divulgada pela Fiocruz em 2010 revelou que “dentre as situações que mais matam o homem, até os 40 anos, estão as causas externas (violência, agressões e acidentes de trânsito/trabalho). Depois dos 40 anos, em primeiro lugar estão as doenças do coração e, em segundo, os cânceres, principalmente do aparelho respiratório e da próstata. A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens”.

Essa mesma pesquisa divulgou resultados de um levantamento feito com sociedades médicas brasileiras, antropólogos, psicólogos e integrantes de conselhos de secretários de saúde, aproximadamente 250 pessoas, que apontou que os homens não costumam frequentar os consultórios médicos (resumo dos resultados disponível AQUI  ).

Atenção, homens: sempre é tempo de se cuidar! Procure uma UBS e se informe sobre prevenção e promoção da saúde do homem!

Mutirão de vasectomia foi estendido até dezembro

Em julho deste ano, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início a um mutirão de vasectomias. A vasectomia é um método contraceptivo masculino que consiste na realização de uma pequena cirurgia feita com anestesia local, sem necessidade de internação, para que o homem não possa mais gerar filhos e evite a gravidez feminina. Normalmente, são ofertadas cerca de 40 cirurgias de vasectomia e, com o mutirão, houve um incremento de mais 40 procedimentos, totalizando a abertura de 80 agendas mensais. Inicialmente, a ideia era de manter o mutirão até o mês de setembro, mas a gestão decidiu estendê-lo até dezembro. Ao final da ação, terão sido ofertadas aproximadamente 480 cirurgias de vasectomia.

UBS é a porta de entrada para o acesso à vasectomia

Os homens interessados em fazer a vasectomia devem procurar a UBS em que são referenciados e passar pela reunião de planejamento familiar, um grupo de orientação que ocorre periodicamente nas unidades de saúde, para que dúvidas possam ser tiradas e esclarecimentos possam ser feitos. Posteriormente, é feito o encaminhamento ao urologista. Em matéria publicada no Portal da Prefeitura de Contagem em agosto deste ano, o médico urologista Arley Valle Soares, um dos médicos urologistas do CCE iria Diniz, apresentou informações sobre o procedimento, inclusive sobre mitos que costumam acompanhá-lo (clique AQUI e veja a matéria).

 

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Divulgação

Data: 12/12/2018