Saúde do homem é o tema central do Novembro Azul

Durante o mês, estão previstas diversas atividades voltadas ao público masculino

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover uma série de ações ao longo do mês, na campanha Novembro Azul. O mote da campanha, “Homem que se cuida não perde o melhor da vida”, frisa que o público masculino deve aproveitar o Novembro Azul para procurar uma unidade de saúde e se informar sobre saúde do homem e doenças que podem acometer o público masculino.

O objetivo é reforçar a importância de os homens, principalmente aqueles com idade entre 50 e 70 anos, procurarem os serviços de saúde e se informarem sobre condutas e exames necessários para prevenir e combater não só o câncer de próstata, mas também infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, e outras doenças que acometem a homens e mulheres, como diabetes e hipertensão e ainda os problemas decorrentes do tabagismo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 (Censo 2010), em Contagem havia cerca de 45 mil homens com idade entre 50 e 69 anos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), atingindo um em cada seis homens. Trata-se de uma doença silenciosa, que não apresenta muitos sintomas, e o diagnóstico precoce, que aumenta enormemente as chances de cura, é feito através de exames como PSA e toque retal.

Nesse contexto, como parte do esforço de divulgar informações sobre saúde do homem, o médico Arley Valle Soares, urologista no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, participou do programa Alerta Super, na Rádio Super Notícia (91,7 fm), na terça-feira (7). Ele falou sobre diversos assuntos ligados a saúde do homem e os cuidados necessários.  “O câncer de próstata ainda mata muitos homens, mas a saúde do homem vai muito além da próstata. A prevenção é muito importante para termos mais qualidade de vida, e se informar é parte dessa prevenção”, lembrou o médico.

Estão previstas várias ações voltadas à saúde masculina ao longo do mês, tais como o aumento do número de oferta de consultas com urologista, que são feitas no CCE Iria Diniz e no CCE Ressaca, e a promoção de mutirão de vasectomia. Acompanhe as informações nas unidades de saúde e nos canais de comunicação da prefeitura e da Secretaria de Saúde.

Data: 09/11/2017

Repórter: Carolina Brauer