Trotes ao Samu reduzem 20% após ação de conscientização

Serviço de emergência recebia cerca de 700 ligações indevidas por mês

Até agosto deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), recebia cerca de 700 trotes por mês. Números considerados expressivos e que causam transtornos aos prestadores de serviço, bem como aos usuários. Diante dessas informações a equipe do Samu, juntamente a Secretaria de Saúde, promoveu campanha nas redes sociais, e por meio de panfletagens durante as ações da Saúde no município, para conscientizar a população reduzindo o número de trotes em 20%. 

Por mês, o Samu Contagem recebe cerca de 1800 chamados, por meio do número 192, para atendimento às vítimas de acidentes domésticos, automobilísticos, suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), engasgos, entre outros. 

Apesar de a campanha ter conseguido reduziu o número de trotes em 20%, o diretor do Samu, Hudson Douglas, ressalta que esses dados podem e precisam reduzir ainda mais. Pensando nisso, ele informa que planeja, juntamente com sua equipe e demais gestores, um projeto para 2018 entre as secretarias de Educação e Saúde, visando despertar a consciência das crianças e torná-las multiplicadoras da importância de cada chamada e atendimento feito pelo Samu. “Pretendemos que essa seja mais uma ação para contribuir com a redução de ligações indevidas”, conclui Hudson.

Samu

O Samu é um serviço gratuito que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações pelo telefone ou ainda pelo envio de veículos quando houver a necessidade. As ambulâncias são tripuladas por equipes capacitadas, compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Repórter: Simone Ribeiro (sob a supervisão de Aida Matos)

Fotos: Adelcio Barbosa