SAD de Contagem ministra treinamento para servidores de Sabará

A visita teve como objetivo trocar experiências e explicar como é feito o atendimento do Serviço de Atendimento Domiciliar de Contagem (SAD), referência em todo país.

Nesta sexta-feira (23), servidores da área da Saúde da Prefeitura de Sabará visitaram a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, com o objetivo de conhecer as ações realizadas pelo Serviço de Atendimento Domiciliar de Contagem (SAD), referência em todo país. Os servidores de Sabará aprimoraram suas técnicas por meio de uma capacitação que abordou o funcionamento, as estratégias e os serviços do SAD de Contagem.

O treinamento foi ministrado pelo diretor de Atenção Domiciliar, Erivelton Carvalho, e a técnica de enfermagem, Kelly Fagundes. Erivelton explicou que o foco do SAD é o acompanhamento de pessoas em domicílios, com nível de gravidade maior  e que precisam de visitas semanais, pois apresentam dificuldades para acessar os centros de saúde devido ao quadro clínico. Em relação ao serviço, o diretor destacou que Contagem é um dos oitos pólos de referência nacional em Atenção Domiciliar. “O Ministério da Saúde sempre nos indica para cidades circunvizinhas, para darmos consultorias e fazermos capacitações”, destacou.

A coordenadora do SAD Sabará, Vanusa Lopes, destacou que Contagem será referência para a reestruturação do serviço, em Sabará. “Foi muito aproveitoso para gente essa interação com um serviço que sabemos que é  exemplo de excelência”. O SAD Contagem é referencia no Brasil, já recebeu vários prêmios e, cada vez mais, está sendo ampliado para fornecer comodidade à população.

Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD)

SAD Contagem é o serviço de atenção domiciliar do município de Contagem/MG. Faz parte do programa federal de Atenção Domiciliar Melhor em Casa. Leva atendimento em saúde à população de Contagem em seu domicílio. As equipes que estão presentes em todo território municipal.

Horário de funcionamento:

Equipes de atenção domiciliar: 7h às 19h,  diariamente;

Captações de novos pacientes: segunda a quinta-feira;

SAD Central: 8h às 17h, segunda a sexta-feira.

Para ter acesso ao SAD Contagem, a família do paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, onde será realizada uma avaliação para determinar se atende aos critérios de inclusão no programa.

 

 

Repórter: Lorena Campos

Foto: Fábio Silva 

Data: 23/08/2019